Releases 28/02/2015 - 09:56

Zoológico de luzes em cerimônia de doação: Panasonic doa 110 lanternas solares a aldeias indoné


MULTIMEDIA AVAILABLE:
http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=51049391&lang=pt


ALDEIA DE SONE, Indonésia--(BUSINESS WIRE)--28 de Fevereiro de 2015--A Panasonic doou 110 lanternas solares e sombras à aldeia de Sone localizada no Timor Ocidental, Indonésia , que não possui acesso para energia elétrica. As lanternas, decoradas com formas de animais, foram enviadas a um campanha internacional de design chamada Cut Out the Darkness (Corte a escuridão). Os aldeões vivenciaram um momento especial quando todas as luzes foram ligadas de uma só vez, criando um verdadeiro zoológico de luzes diante dos olhos de todos.

Children read a book with a solar lantern. (Photo: Business Wire)

Children read a book with a solar lantern. (Photo: Business Wire)

[Vídeo] Cut Out The Darkness / Breve reportagem sobre a Lantern'zoo na Indonésia
https://www.youtube.com/watch?v=uDOu7XoW6vs
[Foto] Breve reportagem: Doação de Lantern'zoo Cut Out the Darkness na Indonésia
http://panasonic.net/sustainability/en/lantern/2015/02/cotd2.html
[Site do projeto] Cut Out the Darkness
http://cotd.panasonic.net


Essa doação fez parte das atividades do ano fiscal de 2014 (até o fim de março de 2015) por seu 100 Thousand Solar Lanterns Project (Projeto de 100 mil lanternas solares), por meio do qual serão doadas cem mil lanternas solares para comunidades sem acesso à rede elétrica em diversas regiões do mundo até 2018. Ocorre que este ano é quando a Panasonic completará o centésimo aniversário desde sua fundação.


Na esperança de que mais pessoas tomem consciência dos desafios enfrentados pelas populações que vivem sem acesso à eletricidade, o projeto Cut Out the Darkness convida todos a participarem desenhando pessoalmente sombras para as lanternas. Os desenhos selecionados são estão transformados em sombras reais e doados juntamente com as lanternas solares a lares e escolas em áreas que não possuem energia elétrica. Para a primeira etapa, ocorrida em março de 2014, 111 sombras desenhadas e lanternas solares foram doadas à ilha indonésia de Sumba.


Para a segunda etapa, a Panasonic conclamou o envio de desenhos com motivos animais. Graças à colaboração da Behance Japan Tokyo Community, um portfólio on-line de artistas e designers, a Panasonic recebeu mais de 300 desenhos de diversas partes do mundo.


Desta vez, 110 pares de lanternas solares e sombras com desenhos escolhidos pelo voto popular on-line foram doados à aldeia de Sone, localizada na província indonésia de Sonda Oriental. Quando todas as lanternas foram ligadas de uma só vez pelos aldeões durante a cerimônia de doação, um verdadeiro zoológico de luzes surgiu da escuridão diante dos olhos de todos. Informações resumidas da iniciativa serão lançadas em breve no site do projeto.


Este é o segundo ano em que a Panasonic fez doações à Indonésia no âmbito de seu 100 Thousand Solar Lanterns Project. A empresa doou mil lanternas solares em março de 2014, e o GAMBA Osaka, famoso time de futebol japonês patrocinado pela Panasonic, doou dez lanternas do mesmo tipo em janeiro de 2015 às ilhas de Sambu e Sabu. Em fevereiro de 2015, 1.010 lanternas solares (incluindo aquelas doadas por meio de programa Cut Out the Darkness) foram entregues ao Institute of Business and Economic Democracy Foundation (IBEKA), uma ONG que apoia comunidades por meio da introdução de energia renovável, e à Kopernik, ONG que fornece produtos e tecnologias inovadoras a comunidades de países em desenvolvimento com grandes necessidades. Portanto, um total de mais de duas mil unidades foram doadas até o momento à Indonésia.


Atualmente, cerca de 1,3 bilhão de pessoas vivem sem acesso à energia elétrica em todo o mundo. Muitos lares nessas regiões normalmente usam lâmpadas a querosene para iluminação, mas o fogo e a fumaça dessas lâmpadas representam sérios riscos de incêndio e à saúde. As lanternas solares da Panasonic podem ser usadas como iluminação noturna, graças a uma bateria que armazena a energia gerada pela luz do Sol durante o dia. Os equipamentos também reduzem o perigo de incêndio inerente às lâmpadas a querosene, bem como os riscos à saúde gerados pela fumaça e pela emissão de dióxido de carbono. Além disso, elas devem solucionar alguns dos desafios enfrentados pelas áreas que não possuem acesso à eletricidade.


O 100 Thousand Solar Lanterns Project utiliza tecnologias e produtos da Panasonic para ajudar a superar desafios sociais em países emergentes e em desenvolvimento que possuem condições precárias de fornecimento de energia. O projeto busca alcançar seu objetivo por meio de doações a organizações sem fins lucrativos ou não governamentais, humanitárias e internacionais. Para a Ásia, a empresa expandiu sua relação destinatários neste ano fiscal para incluir a Malásia, que passa a compor uma lista de países da qual já fazem parte Indonésia, Camboja, Myanmar, Índia e Filipinas, que receberam lanternas em ocasiões anteriores.


A Panasonic planeja continuar trabalhando no 100 Thousand Solar Lanterns Project como parte de seus esforços em busca de A Better Life, A Better World (Uma vida melhor, um mundo melhor) e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas (ODM).


Links relacionados:


[Comunicado à imprensa] Panasonic doa 1.020 lanternas solares a pessoas de Sonda Oriental (17 de fevereiro de 2015):
http://panasonicapac.mynewsdesk.com/pressreleases/panasonic-donates-1-020-solar-lanterns-to-people-of-east-nusa-tenggara-1122990


Cut Out the Darkness: http://cotd.panasonic.net/
100 Thousand Solar Lanterns Project: http://panasonic.net/sustainability/en/lantern/
[Reportagem] 100 THOUSAND SOLAR LANTERNS PROJECT: http://news.panasonic.net/stories/series/solar_lantern_project/


Página do 100 Thousand Solar Lanterns Project no Facebook: http://www.facebook.com/PanasonicSolarLantern


El texto original en el idioma fuente de este comunicado es la versión oficial autorizada. Las traducciones solo se suministran como adaptación y deben cotejarse con el texto en el idioma fuente, que es la única versión del texto que tendrá un efecto legal.




COTD Project Office: info-cotd@hit-bits.com
or
Panasonic Corporation
Global Communication Group
Public Relations Office
+81-3-3574-5729
presscontact@ml.jp.panasonic.com