Rio de Janeiro--(
DINO - 25 nov, 2016) - O titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Joaquim Mendanha de Ataídes, afirmou que o trabalho realizado pelas assessorias de seguros é extremamente importante para que o corretor exerça o seu papel efetivo de levar a proteção ao consumidor. O órgão é o regulador do mercado de seguros, que arrecadou R$ 170 bilhões entre janeiro e setembro deste ano, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
"Os números da Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros do Estado do Rio de Janeiro (Aconseg-RJ) mostram a relevância das assessorias na produção do segmento: somente no Rio de Janeiro, essas empresas foram responsáveis por R$ 1,5 bilhão em prêmios no ano passado, oferecendo infraestrutura e consultoria para mais de 3.500 corretores", frisou o executivo. Para se ter uma ideia, o valor é equivalente ao volume de prêmios de algumas seguradoras de médio porte.
Mendanha foi homenageado em almoço oferecido pela Aconseg-RJ nesta quarta-feira, 23 de novembro, na capital fluminense. Na ocasião, o superintendente convidou a entidade a fazer parte da Comissão da Susep com o mercado, que está sendo reativada pela autarquia para promover maior interação com os players do setor. "A Aconseg-RJ cabe muito bem em uma das subcomissões que serão formadas, para que possa representar os interesses das assessorias em nossas reuniões técnicas", afirmou.
O evento contou com a presença dos líderes de grandes seguradoras, como Bradesco Seguros, SulAmérica, Tokio Marine, Sompo Seguros, Amil, Suhai, Mapfre, AIG, HDI, Essor e Mitsui Sumitomo. E ainda, os presidentes da Fenacor, e do Sincor-RJ, e o diretor do Sindseg-RJES.
"O prestígio dessas grandes companhias e lideranças deixa claro que elas também reconhecem a importância das assessorias para o crescimento do setor e para a disseminação da cultura do seguro no país", observou Mendanha. Em 2015, as assessorias do Rio englobaram aproximadamente 60% da produção de Auto do estado e cerca de 40% das demais carteiras.
O presidente da Aconseg-RJ, Luiz Philipe Baeta Neves, reafirmou que contará com o apoio de Mendanha, que é corretor de seguros, na missão de buscar sempre a valorização da categoria e das assessorias de seguros. "Corretores, seguradoras, entidades e consumidores precisam conhecer o valor dessas empresas para o conforto e a tranquilidade das famílias e empresas do nosso estado. É hora de dar mais visibilidade ao trabalho que nós realizamos de forma pioneira e inovadora no Brasil", disse.
A Aconseg-RJ congrega empresas que fornecem recursos tecnológicos, administrativos e de gestão aos corretores de seguros, para que eles se dediquem somente às vendas de seguros. "Para as companhias que operam conosco, significa uma enorme redução de seus quadros de funcionários e de seus gastos administrativos e comerciais. Por isso, o modelo vem se expandindo em todo o Brasil", explica Baeta.
Para capacitar os seus corretores, a associação realiza cursos e palestras com consultores, visando uma adequação do processo de vendas às necessidades comerciais das seguradoras. "É uma aposta na especialização, eficiência e criatividade na venda de produtos cada vez mais complexos e atrativos que fazem parte das prateleiras das grandes seguradoras, que operam com as nossas associadas", finaliza.
Website:
http://www.aconseg-rj.com.br/