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DINO - 06 abr, 2015) - Um press release é uma das principais formas de divulgar notícias sobre a sua empresa à mídia.O release não é o texto final que vai ser publicado, embora alguns veículos o publique na íntegra. Ele é um guia que permite ao jornalista contar a mesma história com outras palavras. Através de
um disparador de releases, como o Dino, esse material chega às mãos dos jornalistas. Substancialmente, todas as empresas e instituições utilizam esse recurso. Por isso, é preciso ter alguns cuidados ao redigir o seu release para que ele sobresssaia entre os demais.
Então, imagine a cena: um jornalista inicia sua jornada de trabalho, vai checar seus e-mails e suas redes sociais e centenas de mensagens começam a pular em sua tela. Qual ele vai ler primeiro? Se você respondeu "aquela que lhe despertou mais interesse", acertou. Por isso, na hora de preparar o press release tenha em mente que ele precisa ter informações relevantes já nas primeiras linhas e deve ser escrito em linguagem jornalística para atrair atenção dos profissionais de comunicação.
Atualmente, as redações são enxutas e os jornalistas acumulam muitas funções e tarefas. Além disso, precisam otimizar o tempo de trabalho e quase nunca saem às ruas para apurar suas matérias. O principal material de apoio destes profissionais é o texto preparado por assessorias de imprensa para a mídia. Porém, a maior parte desses documentos não atinge o alvo e vai parar no lixo. Para ter efeito, o press release deve fornecer uma informação precisa, útil e direcionada ao meio de comunicação certo.
Como fazer isso?
- O primeiro passo é selecionar a informação que será divulgada. Nem tudo o que acontece em uma empresa é notícia. Alguns eventos importantes como compra de empresa, fusões, resultados financeiros e novas estratégias merecem um release. Já o aniversário da empresa e lançamentos de produtos só devem ser divulgados se vierem com informações importantes sobre o negócio.
- Use uma manchete para chamar a atenção de quem vai receber o press release. É ela que vai se destacar no meio de tantas outras informações. Use um texto curto, atraente e descritivo.
- O título do press release deve ser breve, claro e direto ao ponto. Use os títulos e sub-títulos como versões compactas de todo o conteúdo do texto.
- Outra dica valiosa é ir direto ao assunto. Portanto, coloque a informação mais importante no começo. O jornalista deve ser capaz de entender do que trata o release já nos dois primeiros parágrafos. Forneça informações reais e que sejam úteis.
- O press release deve ser compacto. Evite usar frases e parágrafos longos e repetições de palavras. Faça um release de uma ou, no máximo, duas páginas. Mais que isso você estará sendo evasivo ou até repetitivo. É importante evitar termos técnicos ou científicos.
- Forneça alguns links adicionais que se referem a seu press pelease. Lembre-se sempre de incluir um contato, como o nome e o telefone de uma pessoa que o jornalista poderá contatar para mais informações. Essa pessoa deverá estar informada sobre todas as notícias do release, e deverá estar pronta para responder perguntas.
- Emita o release em papel carta de sua empresa, pois parecerá profissional e dará ao redator outra forma de abordar sua empresa.
- Seja específico e detalhista e quando terminar de redigir e revise o texto quantas vezes achar necessário. Ler o texto em voz alta pode te ajudar a corrigir erros gramaticais ou de concordância.
- É importante também pensar que múltiplas plataformas de veiculação da notícia podem ter interesse na informação divulgada. Portanto, inclua trechos de falas de alguém importante na empresa ou instituição, inclua fotos e outros materiais de apoio.
Um método simples para escrever um Press Release eficaz é fazer uma lista dos seguintes itens:
Quem, o que, quando, onde, porquê e como?.
Qual é a notícia?
Por que isso é notícia?
Qual o objetivo da notícia?
Lembre-se: quanto mais você consegue atrair o leitor com seu Press Release, maior as probabilidade de ele ser selecionado.