Releases 04/11/2016 - 11:37

Empresa dinamarquesa especializada em biotecnologia é a primeira produtora de enzimas aprovada pelo marco FIAP


Curitiba, PR.--(DINO - 04 nov, 2016) - Em maio de 2014, a Multinacional Dinamarquesa Novozymes tornou-se a primeira companhia do segmento de enzimas a receber a recomendação positiva (parecer científico) em relatório da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA). Tal aprovação é de suma importância, uma vez que o reconhecimento faz parte do sistema Food Improvement Agents Package (FIAP) ou Pacote de Agentes Melhoradores de Alimentos, que regulamenta a produção de enzimas para a indústria alimentar, na União Europeia e em outros países.

A recomendação da AESA se deve à aplicação da enzima xilanase utilizada pela Novozymes. Há décadas seu uso é legalizado por autoridades alimentares na Dinamarca e França. Assim, tem sido abundantemente empregada na fabricação de alimentos à base de cereais, como ocorre na panificação, fabricação de malte e destilação. Desse modo, o parecer confirma os padrões elevados de segurança que a enzima possui.

Como funciona o sistema FIAP e seu significado

Os regulamentos definidos pela FIAP estão em vigor desde 2009. Porém, os fabricantes de enzimas alimentares tiveram até março de 2015 para enviar à AESA os dossiês referentes aos processos de fabricação e vendas dessas substâncias em toda a Europa e exterior.

A Comissão Europeia e estados-membros têm acompanhado esses documentos, avaliando a procedência dessas enzimas e seus efeitos para o consumidor final. Após isso, em 2021 será elaborada uma lista, na qual constará quais delas estarão livres para comercialização.

É certo que os produtores de alimentos dependem das enzimas para obtenção de seus produtos. Logo, a Novozymes tem trabalhado em conformidade com as regras da FIAP para assegurar a qualidade e segurança dessas substâncias, enviando diversos dossiês muito antes do prazo estipulado. Para inclusão das enzimas na lista final, esses arquivos devem obrigatoriamente atender aos seguintes requisitos:

1) Identificação das fontes de materiais utilizados.

2) Dados toxicológicos.

3) Descrição do processo de manufatura.

4) Avaliação de exposição alimentar.

Aplicação de enzimas na indústria alimentícia no Brasil

Com unidade no Brasil, a Novozymes é uma multinacional de referência mundial no segmento de enzimas, atuando em soluções industriais de diversos setores. Para isso, utiliza de tecnologias e pesquisas de ponta. Suas práticas também são permeadas por ideias sustentáveis, em que se buscam alternativas que possam garantir a durabilidade dos recursos naturais do planeta.

Conheça mais sobre este assunto no Bioblog: http://www.bioblog.com.br/

Website: http://www.bioblog.com.br/