Releases 04/11/2016 - 10:00

Saiba como vender muito mais na Black Friday


(DINO - 04 nov, 2016) - Consolidada no Brasil como a data mais importante do comércio eletrônico brasileiro, é natural que a disputa entre lojistas para conquistar o usuário online seja ainda mais acirrada nesta data promocional.

Segundo pesquisa da e-Bit, a Black Friday deve alcançar um faturamento de R$ 2,1 bilhões neste ano, quase 30% maior do que em 2015. 84% dos consumidores entrevistados pretendem aproveitar a data promocional para comprar online. De acordo com o Google, o número de usuários do comércio eletrônico chegou a 40 milhões no Brasil. Embora o principal fator de decisão de compra seja o preço (42%), seguido pelas possibilidades de parcelamento (21%) e custo do frete (17%), quando estes são similares, 63% optam pelo site mais confiável para concretizar a transação.

Segundo Gastão Mattos, CEO da Braspag, empresa do grupo Cielo e líder em soluções de pagamento para e-commerce na América Latina, "os consumidores online estão cada vez mais exigentes. Segurança é obrigação e não diferencial, por isso o lojista deve ir além do trivial para se destacar no mercado", explica. O executivo listou alguns itens para o lojista obter mais sucesso durante a Black Friday e também dá dicas para o consumidor.

1. Capacidade de tráfego
O tráfego será muito maior durante a Black Friday e o lojista precisa considerar este volume extra de visitantes, tanto no dia promoção, como também no final de semana subsequente. A atenção com os "picos" de demanda deve ser redobrada, pois pode ser três vezes maior. Para tanto, plantões na madrugada e monitoração permanente de disponibilidade de acesso ao site é fundamental. O consumidor do comércio eletrônico não é paciente, ele migrará para o concorrente se houver lentidão durante a navegação na loja.

2. Dinâmica das ofertas
Muitos consumidores começarão a avaliar as ofertas a partir das 0h do dia 25 de novembro. O varejista precisa acompanhar a sua conversão de vendas minuto a minuto e, a partir destas análises, pode alterar a sua abordagem junto ao consumidor e apresentar ou destacar as ofertas que tenham maior aderência, testando em tempo real o que resulta em uma melhor conversão. Se a loja iniciar o dia com um enfoque promocional ineficiente, perderá a oportunidade de vender.

3. Uso de selos certificadores
Consumidores sentem mais confiança em lojas que possuem certificados de segurança e responsabilidade legal em suas operações, principalmente quanto ao comprometimento de disponibilizar ofertas reais. Um deles é o selo Black Friday Legal, uma iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. As principais lojas de e-commerce já possuem este selo e esta é uma chance do pequeno varejista se mostrar competitivo junto a elas.

4. Atendimento personalizado
O varejista precisa ter um esquema de plantão e estar preparado para fatos inesperados. Para isso, é fundamental ter um sistema de monitoramento eficaz e deixar à disposição todos os canais de atendimento, tais como: chat, telefone, e-mail, mídias sociais e etc para atendê-lo prontamente.

5. Conheça e interaja com o seu público
O uso do marketing digital pode ser uma ótima estratégia para fidelizar e atrair novos clientes. Ao conhecer os desejos e necessidades do público-alvo é possível utilizar anúncios de acordo com o perfil de cada cliente de forma que ele esteja mais propenso a comprar e, consequentemente, elevar a taxa de conversão. A interação nas redes sociais com informações relevantes e retorno rápido também podem ser ferramentas poderosas.

6. Atenção ao prazo de entrega
Já é de conhecimento que o volume de entregas será muito superior ao de datas convencionais. Alinhe com o seu gestor/parceiro de logística quais as estratégias para lidar com esse aumento a demanda de forma que você ofereça prazos de entrega reais para não frustrar o consumidor.

7. Segurança
Esteja atento às normas de segurança internacionais e escolha parceiros que possuam certificações destes padrões. Além de conquistar a confiança do consumidor, ambos estarão protegidos.

8. Formas de pagamento
Ofereça o máximo de formas de pagamento disponíveis no mercado (cartões de crédito, débito, boleto etc) para elevar as chances de conversão. Escolha parceiros que proporcionem agilidade, segurança e recursos adicionais como retentativas de transações para concluir a compra que, normalmente, recuperam de 10% a 15% das transações perdidas Uma análise em tempo real dos tipos de pagamento, bandeiras e emissores que apresentam mais resultados possibilita identificar problemas com os outros meios de pagamento ou mesmo criar ações de marketing para elevar a conversão nos demais.

9. Dê importância aos dispositivos móveis
Os dispositivos móveis, especialmente os smartphones, têm aumentado significativamente a sua participação como plataforma para realização de compras ou ainda como influenciador para a efetivação em outros canais. Por isso, ter um site responsivo é básico. Invista também em ações especiais para esta plataforma, tanto de marketing como de gestão e logística.

10. Recuperação de vendas não convertidas
Fique atento a carrinhos abandonados ou compras não confirmadas (autorização negada ou boleto não pago). Ofereça via e-mail uma nova chance ao consumidor para efetivar a compra neste caso, eventualmente com algum incentivo promocional. Esta é uma boa estratégia que pode recuperar de 5% a 10% das vendas que seriam perdidas.

Para o consumidor:
1. Buscadores de preços
Utilize os buscadores de preços para encontrar as melhores ofertas para os produtos desejados.

2. Confiabilidade
Prefira lojas online que possuam selos de certificação reconhecidos no mercado, tanto de segurança quanto de adesão às políticas legais da Black Friday e meios de pagamento conhecidos. Verifique se o estabelecimento disponibiliza CNPJ, endereço e canais de contato como telefone, e-mail, chat e redes sociais.

3. Segurança
A segurança dos dados também depende de você. Utilize equipamentos confiáveis para realizar as compras e sempre tenha um antivírus instalado e atualizado.

4. Políticas de troca e entrega
Cada loja possui sua política de troca e prazo de entrega. Verifique as condições antes de comprar.

5. Promoções
Lembre-se que, normalmente, nem todos os produtos disponíveis na loja estão participando da promoção.

Confira o vídeo de Gastão Mattos produzido pela Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico com detalhes de algumas destas dicas: https://www.youtube.com/watch?v=dDWkzZq2LJo