Florianópolis, SC--(
DINO - 11 nov, 2016) - O uso já esteve mais associado à adolescência, mas hoje é cada vez mais comum ver adultos utilizando aparelho ortodôntico. 50% dos pacientes atualmente têm mais de 30 anos, segundo a ABO (Associação Brasileira de Odontologia)
O que muda para adultos é a abordagem do tratamento. Ela deve ser diferenciada de acordo com a faixa etária ? pacientes adultos não apresentam crescimento ósseo, e as respostas de seu organismo não se comparam às de um paciente jovem. "O tratamento ortodôntico do paciente adulto deve ser considerado mais conservador em relação ao do adolescente, pois é menos abrangente e mais localizado", salienta o dentista da clínica Biorale Bertharnd Magnabosco, de Florianópolis.
Porém, essas diferenças fisiológicas não significam mais demora. O período pode variar de 18 a 36 meses, mas sempre depende de cada caso. "Ter um sorriso bonito e saudável é tão importante aos 60 anos como aos 16. Por isso, é tão importante cuidar da saúde bucal", reforça.
Por fim, para obter sucesso no tratamento, ele aconselha a ida frequente ao consultório para fazer as manutenções, além de seguir algumas orientações.
? Evite morder os alimentos. Corte-os e leve-os à boca.
? Não coma alimentos duros e pegajosos (balas, caramelos, pipoca e chicletes, por exemplo).
? Não leve objetos à boca, como lápis e caneta.
? Não roa as unhas.
? Cuidado ao escovar os dentes para não derrubar os bráquetes.
? Cuidado nas práticas esportivas, para não machucar as bochechas e danificar o aparelho.
? Em caso de incômodos, não mexa no aparelho; procure o ortodontista.
? Mantenha sempre os aparelhos móveis em suas caixinhas. Nunca os deixe soltos dentro de bolsas, nos bolsos, ou enrolados em guardanapos.
? Faça as manutenções regularmente.