São Paulo--(
DINO - 09 ago, 2016) - A Fundação Sinhá Junqueira ? Centro de Promoção Social em Jeriquara, por meio da união de três projetos (Pedagógico, Grupo de Crianças e Grupo de Adolescentes), está promovendo, até o final de agosto, mais uma importante ação, desta vez com foco no meio ambiente. A iniciativa, que teve início no dia 6 de junho, reúne 223 assistidos com idade entre seis e 18 anos, e tem como objetivo contribuir com a conservação ambiental, além de promover comportamentos que melhorem da qualidade de vida.
A ideia, segundo a pedagoga Kenedi Inei Fernandes, e a psicóloga Aline Mendonça Pierazzo, é desenvolver valores e atitudes de convívio, entre os quais a dignidade, solidariedade, justiça, coragem e cuidado com as pessoas, com o meio ambiente e com a comunidade. Neste contexto, afirmam, os três projetos da Fundação se uniram na confiança de colaborarem na formação integral do indivíduo, elaborando estratégias que priorizem uma ação dinâmica, despertem o interesse e colaborem com a sua formação sociocultural.
De acordo com Kenedi, o projeto vai além de propiciar um espaço de aprendizado, mas está preocupado também com o aspecto de formação de valores pessoais de nossos assistidos. "O Centro de Promoção Social - Unidade Jeriquara, conta com um público de crianças e adolescentes dinâmicos e resilientes, que têm demonstrado grande interesse e participação nos projetos de orientação".
Para dar embasamento ao tema, as atividades desenvolvidas incluem leituras diferenciadas de textos didáticos, notícias, poemas e letras de música, além de interpretação e produção textual. A conscientização sobre a coleta seletiva, plantação de horta, pesquisa em grupo e confecção de mural, além de oficinas sobre materiais recicláveis, também estão na programação
A proposta da iniciativa
O projeto busca propiciar aos alunos a oportunidade de atuarem em atividades relacionadas ao meio ambiente, dando ênfase à integração da comunidade educativa e à aprendizagem, tais como:
? Desenvolver uma prática contínua de supervisão na limpeza das salas e nas dependências do Centro de Promoção;
? Reconhecer a necessidade de sensibilizar os próprios colegas a respeito da questão ambiental;
? Participar e colocar em prática o que aprenderam sobre o cuidado com as plantas e animais;
? Organizar periodicamente os grupos de trabalho para um bem comum;
? Perceber a importância do homem na transformação do meio em que vive e suas interferências;
? Proporcionar aos assistidos atividades construtivas, a fim de contribuir para o processo de socialização, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas;
? Estimular o desenvolvimento cognitivo e social, com sua autoexpressão;
? Preocupar-se em cuidar do próprio corpo, do entorno e do meio ambiente.
Plantio e cultivo de horta
Kenedi explica que a iniciativa para o plantio de uma horta, nas dependências do Centro de Promoção Social de Jeriquara, surgiu ao se perceber que parte do Centro de Promoção estava inutilizada. "É um espaço muito produtivo e que vem ao encontro das necessidades e expectativas que tivemos ao elaborarmos o projeto Meio Ambiente".
Para dar início à ação, segundo a pedagoga, um jardineiro da Fundação foi chamado para avaliar o espaço e fazer o preparo para receber as mudas. "Foi um trabalho árduo, mas logo começamos a ver os resultados, surgindo os canteiros, prontos para receber vida", lembra.
Depois da preparação do solo e feito os canteiros, os assistidos foram divididos em turmas. Eles plantaram as mudas de hortaliças e descobriram a importância de colocarem "a mão na massa" e de todos os procedimentos corretos para um bom plantio. "Desta forma, foi possível trabalhar além do plantio, o cultivo e o cuidado necessário para que as mudas se desenvolvam e cresçam saudáveis, com adubação e irrigação", ressalta Kenedi
Ela acrescenta que o próximo passo será ensinar os assistidos a cultivarem flores, semeando em garrafas pet as sementes para mostrar o valor e a importância da reciclagem.
Resultados
A psicóloga Aline Mendonça Pierazzo ressalta a importância da iniciativa. "Com este trabalho contribuímos com o crescimento social, emocional, físico e cognitivo dos assistidos inseridos nos Projetos Pedagógico, Grupo de Crianças e Grupo de Adolescentes", salienta. "Além disso, é possível estendermos os saberes a todos os demais assistidos do Centro de Promoção ? eles são os agentes multiplicadores do conhecimento".
Para Kenedi, a iniciativa "possibilitou o processo de socialização, comunicação, expressão e conscientização - com a coleta seletiva do lixo e de materiais recicláveis - sobre cuidar e preservar o espaço do Centro de Promoção Social e ao seu redor, por exemplo, da Praça Sinhá Junqueira". A turma também foi informada "sobre o rápido crescimento demográfico, gerando discussão sobre o esbanjamento dos recursos naturais e da degradação do meio ambiente", complementa.
Aline Mendonça acrescenta que "a partir dessa consciência surge a responsabilidade de contribuir com a preservação do meio ambiente e a necessidade de mudar o comportamento, no sentido de promover um modelo de atitudes, gerando reflexos positivos evidentes, junto à qualidade de vida de todos".
Atividades a serem trabalhadas no mês de agosto:
? Palestras de técnico em meio ambiente, com participação de todos os assistidos da Fundação
? Visita ao lixão da cidade;
? Confecção de livrinhos com o tema: Meio Ambiente;
? Elaboração de poemas;
? Exposição de cartazes, brinquedos e desenhos;