Releases 07/12/2015 - 10:42

Latin America Cold Recycling Summit reúne 200 empresas de todo continente para falar sobre reciclagem a frio


(DINO - 07 dez, 2015) - "Próximo aos nossos clientes". Este é o lema mundial do Grupo Wirtgen. Prova disso foi a realização do Cold Recycling Summit, entre os dias 1 e 3 de dezembro, e que reuniu cerca de 200 representantes de governos, concessionárias e construtoras da América Latina, África e Europa em São Paulo.

O evento teve como objetivo apresentar às empresas técnicas e tecnologias atualizadas que vem dando certo em alguns lugares do mundo sobre os benefícios de custo e sustentabilidade do processo de reciclagem a frio, utilizando como case principal e com visita in loco às obras realizadas pela Fremix Engenharia e Comércio, na SP-070, mais conhecida como Rodovia Ayrton Senna.

De acordo com o diretor comercial da Wirtgen para América Latina, Andreas Marquardt, a escolha da América Latina sobretudo a cidade de São Paulo para realização do evento é de poder mostrar aos clientes e empresas da região novas possibilidades que possam trazer ganhos no trabalho de todos. ""A reciclagem a frio economiza no transporte, traz rapidez na aplicação, além de disponibilizar uma estabilização de base muito melhor. Mostramos que nossas máquinas tem tecnologia para fazer este trabalho e trazer um custo-benefício maior".

A primeira parte do evento introduziu às empresas à presença do Grupo Wirtgen em todo mundo, e algumas das obras em que as máquinas da companhia estão presentes, casos de China, Estados Unidos, Alemanha, França, África do Sul, Brasil, entre outros.

Os engenheiros participantes também puderam acompanhar na teoria e, principalmente, na prática, com visita técnica ao laboratório de pavimentação da CCR Nova Dutra e também às obras na Ayrton Senna, como a utilização de reciclagem a frio funciona de fato.

O caso da Ayrton Senna chamou a atenção dos engenheiros porque no trecho de maior movimento, localizado entre São Paulo e Guarulhos, as intervenções aconteceram apenas de madrugada, muitas vezes com cinco horas na prática para as atividades. Com calendário tão apertado, a equipe da Fremix descartou utilizar um pavimento asfáltico (ou uma nova superfície de concreto), pois o processo construtivo convencional em asfalto exige maior tempo de execução, e no caso dos pavimentos de concreto, é necessário esperar por dias para que se atinja a resistência mecânica.

Com o uso da tecnologia de reciclagem a frio com espuma de asfalto, a Fremix permitiu a superfície da estrada ser reparada estruturalmente seção por seção, antes de ser imediatamente reaberto ao tráfego. Outras vantagens deste método incluem a rápida conclusão das obras, um número mínimo de viagens de transporte e reaproveitamento de 100% do material existente na pista deteriorada.
Com um movimento de mais de 200 mil veículos por dia, sendo boa parte deles caminhões, carretas e ônibus, a Fremix, utilizando os equipamentos, e assistência da Wirtgen Brasil, utilizaram apenas a fórmula composta do material de base e asfáltico existente, de 1% de cimento e 2% de asfalto espumado, um marco na engenharia rodoviária brasileira.

O evento contou também com a presença do diretor técnico Douglas Judd, da N3 TC, empresa sul-africana, que explanou sobre os cases e desafios nas obras de uma rodovia que corta o país e que é uma das principais vias locais, com 415 km de extensão. Outras atrações foram os materiais para utilização da técnica, os processos, além de sessões de perguntas e respostas.

Dave Collings, da AA Loudon International, um dos maiores especialistas do mundo no assunto, também esteve no evento e fez uma abordagem sobre o BSM (Bitumen Stabilized Material - material estabilizado com betume, aplicação que utiliza o processo de espuma de asfalto), técnica com viabilidade de execução para todos os lugares do mundo, com vantagens consideráveis sobre métodos tradicionais. Dave Collings já é conhecido no mercado brasileiro, pois por diversas vezes esteve presente em eventos da Wirtgen no País, para disseminar conhecimentos técnicos da Reciclagem de Pavimentos.