Releases 21/05/2015 - 15:13

Gamification pode dar o empurrãozinho que seu negócio precisa


(DINO - 21 mai, 2015) - Você já foi no McDonalds com "pouca fome" e pensou: Vou pegar apenas o lanche. Mas na hora de fazer o pedido, percebe que a diferença do valor do lanche para "Combo com refrigerante e batata" é pequena, logo, não vale a pena "pedir só o lanche" e você decide pela compra do Combo.

Tudo parece natural, entretanto, do ponto de vista econômico sua decisão deveria ter sido "Comprar apenas o lanche", pois era o que sua fome demandava e o custo seria o menor.

O que nos leva a tomar tal decisão irracional? Quebrando com a expectativa racional da economia clássica, a ECONOMIA COMPORTAMENTAL leva em conta que é natural tomarmos decisões "satisfatórias" em vez de sempre a ideal/racional/melhor, pois ela leva em conta fatores psicológicos, hábitos, experiência, momento e outros fatores que afetam nossas decisões.

Sendo assim, quando olhamos para nosso negócio, devemos olhar como está montada a Arquitetura de Escolhas para nosso cliente, ou seja, olhando para o fluxo de escolhas que ocorrem do momento do primeiro contato até a efetivação da venda. Quais são os caminhos que levam a tomada de decisão?

Mapear esse processo é interessante, pois podemos encontrar pontos importantes para nosso cliente e partir daí podemos criar Nudges, ou empurrõezinhos, para nossos clientes seguirem o melhor fluxo dentre tantas escolhas que ele tem nesse processo.

A ideia dos Nudge é que possamos criar pequenas intervenções que direcionem o caminho de decisão ideal, isso sem proibir outras possibilidades, assegurando a liberdade de escolha do nosso cliente.

É neste ponto que a Gamificação é eficiente e vai resolver independente do seu negócio. Pois ela cria mecanismos simplificados e com baixo custo para implementação. A Gamificação (ou Gamification) se fundamenta no uso de mecânicas de games e técnicas de game-design, para gerar interesse e ações em outros contextos, como o do seu negócio.

Gamification Marketing

Entendendo estas necessidades do mercado brasileiro que em parceria com a Universidade Buscapé, desenvolvemos o curso online Gamification Marketing (http://www.unibuscapecompany.com/gamification-marketing/p?utm_source=dino&utm_medium=release&utm_campaign=novo-curso-gamification). Além de explicar com exemplos práticos todos os conceitos e elementos que a gamificação pode trazer para agregar valor às estratégias de negócio da sua empresa, o curso vai abrir sua mente para novas possibilidades.

Gamification pode ser a solução para o empurrão que seu negócio precisa. As técnicas funcionam e são totalmente aplicáveis. Acredite, pequenas mudanças trazem grandes resultados.
Website: http://www.unibuscapecompany.com/gamification-marketing/p?utm_source=dino&utm_medium=release&utm_campaign=novo-curso-gamification