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DINO - 21 mai, 2015) - Por Luiz Pereira*
Tão importante quanto conhecer o próprio negócio é descobrir como seus concorrentes atuam. Entender caminhos e estratégias que utilizam é antecipar movimentos importantes, estando preparado para garantir espaço no mercado.
Assim, dispor de informações precisas sobre o segmento em que opera permite analisar pontos fortes e fracos da empresa e facilita a tomada de decisões e a busca por diferenciais.
Confira quatro razões para monitorar a concorrência e obter visão estratégica:
Preço: Acompanhar sistematicamente os preços praticados pela concorrência pode não só trazer oportunidades para se destacar na hora de conquistar o consumidor, como também pode ser um sinal se a loja virtual está precificando corretamente os produtos.
Estoque: Identificar se um determinado item está indisponível na concorrência pode representar uma vantagem competitiva permitindo ampliar as margens e o giro de estoque.
Sortimentos: Ao analisar e comparar o mix de produtos da loja virtual e da concorrência passa a ser possível ter controle sobre aspectos como: Abrangência, Extensão e Profundidade de Sortimento dos concorrentes, podendo assim definir com maior precisão quais marcas e categorias devem ser ampliadas ou mesmo descontinuadas.
Frete: Monitorar a política de envios (preço e prazo de frete), praticados por outros e-commerces é fundamental para revelar toda a composição de preço dos produtos.
*Luiz Pereira é COO da Precifica, primeira empresa do Brasil especializada em precificação inteligente -
www.precifica.com.br