Joinville, SC--(
DINO - 03 set, 2015) - No sábado, dia 12 de setembro, acontece no Brasil todo, incluindo Joinville, a 13ª edição do Feirão do Imposto. Com stand no piso térreo do Shopping Mueller, centro da cidade, a temática em Joinville será a saúde. Com tabelas e produtos, o objetivo é apresentar às pessoas quanto se paga de imposto em medicamentos e itens de uso médico e pessoal: cadeira de rodas, protetor solar, desfibrilador, muleta, tipóia e remédios em geral, que chegam a carregar cerca de 40% de imposto.
Empreendedor e participante da fundação da Acij Jovem (Associação Comercial Industrial de Joinville), Ivandro de Souza pensou no feirão quando, numa das reuniões do núcleo da associação, levou um pacote de açúcar e outro de café, e então questionou seus colegas sobre quanto de imposto era pago nos alimentos básicos em suas mãos. Ninguém sabia. Daí nasceu a provocação em busca de ampliar a consciência popular acerca da cobrança tributária no Brasil. Foi desse questionamento que nasceu o Feirão do Imposto - inicialmente em Joinville e já com o objetivo de expandir a consciência popular.
Todos os dias são arrecadados cerca de 5 bilhões de reais em impostos por todo o país. Um montante capaz de comprar mais de 190 mil carros populares têm os cofres públicos como destino. Em 2015, os tributos sobre o PIB (Produto Interno Bruto) irão superar 35% - na conta também estão as multas, juros e correções monetárias. Desde 2003 diversos eventos são realizados para conscientizar a população dos valores arrecadados pelo poder público. É desse dinheiro todo que se pagam saúde, educação, segurança e serviços que a população tem o direito de receber com qualidade.
A Acij (Associação Comercial Industrial de Joinville), através do consultor Daniel Oliveira Júnior, explica que os itens de saúde majoritariamente carregam mais de 30% de imposto. E isso será apresentado em Joinville no dia 12. O portal online do Impostômetro, projeto que nasceu com influência do Feirão do Imposto, traz dados como o da tributação da fralda descartável, que chega a 34%. "O protetor solar, por exemplo, tem quase 42% de tributação. Isso será apresentado à população", explica Daniel, reforçando que a ação deve durar até o fim da tarde de sábado.
Hoje realizado anualmente em cerca de 20 estados do Brasil, o objetivo do Feirão é o mesmo: conscientizar o consumidor sobre a quantidade de impostos em cada aquisição de produto ou serviço, além de mobilizar a população a cobrar a correta aplicação dos tributos recolhidos.
Para o idealizador do projeto, Ivandro de Souza, ver o Feirão se tornar uma ideia aberta, sem buscar um "dono", é o segredo para se tornar um pensamento coletivo: "Eu estou feliz que a essência do Feirão foi mantida e que o projeto tenha crescido - não ficou apenas em Joinville, mas alcançou o país. Com certeza apresentar quanto temos pago de imposto em cada compra motiva o consumidor a cobrar direitos básicos da população. Na época já era esse o meu objetivo".