São Paulo, SP--(
DINO - 20 out, 2016) - Os médicos têm alertado para os riscos da obesidade que normalmente não são comentados na imprensa. Além de doenças como hipertensão e diabetes, o excesso de peso sobrecarrega as articulações, sobretudo as dos membros inferiores. Muitos obesos têm dificuldade de se locomover, e alguns até sentem dores ao tentar.
O grande problema é que esses problemas só tendem a aumentar. Segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), mais da metade da população do país já está acima do peso. Ou seja, já é um problema grave para a saúde pública. Nesse artigo lhe mostraremos como se prevenir dessas doenças advindas do sobrepeso.
Riscos que o obeso sofre
O excesso de peso pode causar diversas doenças nas articulações. A mais comum é a condromalácia, popularmente conhecida como "joelho de corredor". Ela inicia com uma inflamação na cartilagem articular, que vai amolecendo com o passar do tempo. Se não for tratada rapidamente, o joelho pode ficar inoperável.
A segunda doença mais comum é a artrose. Nela a articulação enfraquece e passa a conter esteófitos, também chamados "bico de papagaio" ou "esporões". Eles se formam em torno da articulação e, por comprimirem a estrutura óssea, causam muita dor.
A terceira doença mais atingida nos obesos é a lesão meniscal degenerativa e a quarta é a lesão da cartilagem articular do joelho. Esse quadro de doenças torna-se ainda mais grave para pessoas que já possuem problema de desvio de joelho.
As soluções possíveis
Cada caso exige uma forma de tratamento, mas todos devem passar, invariavelmente, pelo emagrecimento. É preciso combinar uma rotina de exercícios com uma alimentação adequada. A primeira fase do tratamento envolve também medicação e programas de reabilitação, como alongamentos musculares e fisioterapia.
Entre os medicamentos recomendados está o uso de termogênicos naturais, como
SlimCaps. É um composto que ajuda no emagrecimento e no combate às doenças articulares. Por serem 100% natural, é um grande aliado do tratamento, porque proporciona uma perda de peso saudável. Feito com diversas substâncias orgânicas, os termogênicos também garantem alguns outros diversos benefícios.
O obeso precisa perder peso, mas deve manter o corpo em um nível alto de vigor físico.
Em relação aos exercícios, é muito importante que o paciente faça a quantia adequada à sua condição. Do contrário, o excesso pode prejudicar ainda mais as articulações. É ideal que ele conte com profissionais para indicar uma boa rotina para seu peso.
Conclusão
Para evitar o sobrepeso, e consequentemente problemas nas articulações, é preciso cuidar da alimentação e praticar exercícios. Os exercícios devem ser costumeiros, com um tênis adequado.
Para quem já possui problemas relacionados, o ideal é iniciar um tratamento. Além dos cuidados com a alimentação e os exercícios.