Curitiba, PR--(
DINO - 20 out, 2016) - Cada vez mais o empreendedorismo faz parte do dia a dia dos brasileiros. Segundo pesquisa do Data Popular realizada ano passado 28% das pessoas pensam em ter o seu negócio próprio, em 2013 o número era de 23%. Paralelamente a este crescimento na vontade de empreender, cresce também o mercado do franchising, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) mesmo na crise o setor continua evoluindo. Como referência pode ser observado o aumento do número de unidades franqueadas que era de feita a comparação do número de unidades franqueadas que era de 93.098 em 2011 e no primeiro trimestre de 2016 já contabilizava 143.866 unidades.
Diante deste cenário muitas pessoas que estão pensando em empreender têm uma dúvida comum: é melhor comprar uma franquia ou abrir um negócio próprio independente? Para responder a esta pergunta é preciso conhecer as vantagens e desvantagens da franquia em relação ao negócio independente.
Segundo o consultor credenciado do Sebrae Erlon Labatut, do site
FRANQUEADOR.COM as principais vantagens e desvantagens das franquias em relação aos negócios independentes são:
Desvantagens no caso de comprar uma franquia:
Tem que pagar valores que não precisaria se fosse montar o negócio de maneira independente como: taxa de franquia, royalties e contribuição para fundo de marketing.
Não tem liberdade para tocar o negócio como quiser, deverá seguir os padrões da marca.
Tem o crescimento limitado pela franqueadora (limitação: de território, exploração de canais, exportação, entre outros).
Vantagens no caso de comprar uma franquia:
Poderá usar uma marca já conhecida.
Terá suporte para implantação, gestão e operação do negócio.
Não precisará perder tempo e dinheiro para descobrir as melhores práticas para o sucesso do negócio.
E o mais importante: o poder da rede é imbatível. Comprar uma franquia é o caminho mais curto para fazer parte de uma rede. Os benefícios neste caso são inúmeros como economia de escala, força da marca e compartilhamento de melhores práticas.
Com base nestes pontos e outros específicos de cada negócio o empreendedor deve identificar qual é o seu perfil para tomar a sua decisão. Se gosta de autonomia, de criar, de correr riscos mais altos provavelmente se sairá melhor com um negócio independente. Agora se o seu perfil for de buscar menor risco, gostar de seguir processos já definidos e contar com um suporte contínuo, adquirir uma franquia será a melhor opção.
Website:
http://franqueador.com