SAO PAULO, 12 de agosto de 2014 /PRNewswire/ -- O Brasil foi o único país latino-americano a ficar entre as 10 primeiras nações que mais têm dificuldade em deixar tablets e smartphones de lado durante as férias. Segundo a pesquisa global feita pela Hoteis.com os brasileiros ocupam 8ª colocação. O estudo, que analisa o uso de dispositivos móveis durante o recesso em 28 países no mundo todo, explora quais nações acreditam ser mais difícil alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e se desligar no período de descanso.
(Logo:
http://photos.prnewswire.com/prnh/20131105/649493-f )
Ainda de acordo com dados da pesquisa, 62% dos entrevistados brasileiros admitem checar os e-mails durante viagens. Apesar disso, o estudo apontou que quase nove em cada 10 (86,5%) usam as férias para se esquecer do trabalho. E mesmo assim, apenas 30% se arrependem de ter passado muito tempo em gadgets quando retornam. Diferente do resultado de outros países, onde o uso do smartphone está relacionado ao acesso a redes de sociais, no Brasil, os dispositivos são mais utilizados para tirar fotos, consultar mapas e checar a previsão do tempo.
A pesquisa da Hoteis.com também levantou os itens que os brasileiros consideram mais importantes para levar na mala. Enquanto o smartphone ficou bem colocado na terceira posição, ainda foi superado pelo passaporte, que aparece no topo da tabela, e o desodorante em segundo. Na outra ponta do ranking, roupas de ginástica foram apontadas como item menos importante.
Itens mais importantes para brasileiros levarem em viagens:
POSIÇÃO
ITEM DE VIAGEM
1
Passaporte
2
Desodorante
3
Smartphone
4
Óculos de sol
5
Filtro solar
6
Roupas de banho
7
Seguro viagem
8
Guia de viagem
9
Lâmina
10
Roupas de ginástica
Os mais viciados
Os viajantes tailandeses são os mais relutantes a deixar de lado smartphones e tablets quando saem de férias. Segundo dados do levantamento, para 85% dos entrevistados, a ideia de viajar sem seus "adorados" gadgets os faria suar frio. Na segunda posição, aparece a Coreia, com 78% da nação afirmando ter dificuldades de ficar sem tecnologia; já em terceiro, está o Japão com 69%.
Países menos dispostos a deixar tecnologia de lado durante as férias
POSIÇÃO
PAÍS
% VOTOS
1
TAILÂNDIA
85%
2
COREIA
78%
3
JAPÃO
69%
4
CHINA
67%
5
CINGAPURA
60%
=6
TAIWAN
53%
=6
NORUEGA
53%
8
BRASIL
52%
9
IRLANDA
51%
10
FINLÂNDIA
50%
11
HONG KONG
46%
=12
FRANÇA
40%
=12
RÚSSIA
40%
14
ITÁLIA
39%
=15
ALEMANHA
36%
=15
REINO UNIDO
36%
17
ESTADOS UNIDOS
35%
18
COLÔMBIA
33%
19
NOVA ZELÂNDIA
30%
=20
DINAMARCA
29%
=20
AUSTRÁLIA
29%
=20
HOLANDA
29%
23
MÉXICO
28%
24
CANADÁ
27%
=25
SUÉCIA
23%
=25
ESPANHA
23%
27
ARGENTINA
22%
28
ÍNDIA
20%
Quando o assunto é o país que tem tendência de exagerar na hora de contar sobre as férias, a China ficou no topo, com 67% dos participantes afirmando que é bem provável que mintam para amigos e família ao voltar para casa. A Alemanha (64%) ficou em segundo lugar e a Coreia ficou em terceiro, com pouco menos da metade (48%) admitindo que aumenta um pouco a história para impressionar os demais. O Brasil ficou em 14º, já que quase um terço (30%) afirmou que enfeita as aventuras de férias.
Países que aumentam o conto de férias
POSIÇÃO
PAÍS
% VOTOS
1
CHINA
67%
2
ALEMANHA
64%
3
COREIA
48%
4
ESPANHA
47%
5
TAILÂNDIA
46%
6
TAIWAN
44%
7
ÍNDIA
40%
8
RÚSSIA
37%
=9
HOLANDA
36%
=9
JAPÃO
36%
11
CINGAPURA
35%
12
IRLANDA
34%
13
REINO UNIDO
31%
14
BRASIL
30%
15
FINLÂNDIA
29%
=15
COLÔMBIA
29%
17
NORUEGA
28%
18
FRANÇA
25%
=19
ESTADOS UNIDOS
24%
=19
ITÁLIA
24%
=21
NOVA ZELÂNDIA
20%
=21
CANADÁ
20%
=23
AUSTRÁLIA
19%
=23
DINAMARCA
19%
25
SUÉCIA
14%
26
ARGENTINA
12%
27
HONG KONG
9%
28
MÉXICO
8%
"A partir dessa pesquisa global, constatamos que para algumas pessoas, desconectar-se passou a ser uma tarefa difícil. Embora os smartphones tenham se tornado uma ferramenta muito importante para o dia-a-dia das pessoas, facilitando, por exemplo, o acesso a e-mails corporativos, é preciso atingir um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal", comentou Juan Pasquel, diretor de Marketing da Hoteis.com para a América Latina.
Nota para editores:
*2.495 pessoas participaram da pesquisa em julho de 2014 em mais de 28 países.
Sobre a Hoteis.com
A Hoteis.com é líder no mercado de reservas de hospedagem, operada pela Hotels.com, LP., e oferece mais de 325 mil opções, que variam de hotéis tradicionais, a aluguel de apartamentos em temporada de férias, alojamentos de pernoites com café da manhã (bed and breakfast) e estadas com serviço completo. A empresa apresenta um dos maiores times de contratação do mercado, além de oferecer descontos, ofertas especiais e promoções. O envio frequente de newsletter apresenta aos clientes promoções exclusivas e avisa com antecedência sobre descontos que estão por vir. 11 milhões de resenhas de pessoas que se hospedaram nos estabelecimentos estão disponíveis no site para possibilitar aos viajantes o acesso à informação antes de reservar um hotel. Por intermédio do programa de fidelidade Welcome Rewards, os clientes podem ganhar uma diária a cada dez noites reservadas em mais de 90 mil hotéis. Com a Garantia de Equiparação de Preço, caso o cliente encontre valor igual ou menor em um hotel já reservado, a Hoteis.com reembolsará a diferença. Turistas podem reservar online ou entrando em contato com um dos call centers multilíngues. Aplicativos especiais para celulares e tablets também podem ser baixados no site
http://www.hotels.com/deals/mobile_app/ possibilitando a reserva de hotéis em mais de 20 mil ofertas de última hora. Nos últimos oito anos, a Hoteis.com publicou o premiado estudo Índice de Preços de Hotéis ? HPI que, realizado duas vezes ao ano, analisa os valores das diárias de hotéis em diversos países. Atualmente, são produzidas 31 edições diferentes do HPI, sendo cada uma específica por país, e podem ser acessadas em
http://www.hotels.com/hotel-price-index. Siga a Hoteis.com no Facebook, no Twitter e no YouTube. A Hotels.com, LP. integra o grupo Expedia Inc., a maior companhia online de viagens do mundo com um extenso portfólio que integra algumas das mais conhecidas marcas do mundo.
FONTE Hotels.com