São Paulo--(
DINO - 31 mar, 2016) - Um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do planeta, conhecido, entre outras coisas, por ter sido onde o Twitter foi lançado, o SXSW atrai a atenção de todos os entusiastas de tecnologia do mundo, que esperam que a cada edição do evento serão apontadas as novas tendências, os aplicativos que farão sucesso no próximo ano e também os profissionais que serão destaque no meio.
Resumindo as principais novidades apontadas pelo evento esse ano, a principal tendência pode ser descrita em apenas uma palavra: empatia. Para os profissionais do ramo de marketing e propaganda, esse conceito, em tese, não é uma grande novidade. Contudo, na prática, pode acabar sendo mais difícil do que muitos imaginam desenvolver um trabalho verdadeiramente empático e que se comunique dessa forma com o público, informa o CEO da
Mullen Lowe, José Borghi.
Por essa razão, é importante destacar três painéis, em especial, apresentados no SXSW que são ótimos exemplos de empatia, tanto em sua linguagem, como também em seus produtos e modo de gerenciamento dos negócios, noticia José Borghi, da antiga
Borghi Lowe.
1) Buzzfeed
Um dos melhores exemplos de empresa atualmente que utiliza a empatia ao seu favor é o Buzzfeed, considerado pela Fast Company como a marca mais inovadora dos Estados Unidos, informa o publicitário
José Borghi.
Em sua palestra durante o SXSW, o diretor de marketing da empresa, Frank Cooper, destacou que o maior diferencial do Buzzfeed é trabalhar com autenticidade, trazendo conteúdos que parecem ter sido criados por um amigo ou até mesmo pelo próprio internauta.
2) JJ Abrams
Durante o seu painel, o tema escolhido por JJ Abrams, famoso no mundo inteiro por ser o diretor do filme Star Wars: O Despertar da Força e vários outros
grandes sucessos de Hollywood, foi valorizar o lado humano em um período no qual a tecnologia está cada vez mais evoluída e tentadora.
De acordo com JJ Abrams, a tecnologia deveria ser invisível para que a história seja mais valorizada, e que o simples fato de ser possível fazer uso de uma tecnologia não significa que ela deva, realmente, ser utilizada, noticia José Borghi, da antiga Borghi Lowe. Na prática do profissional de marketing, o que o diretor quis dizer é que, muitas vezes, a busca pela inovação e pelo pioneirismo em uma nova rede social ou aplicativo, acaba fazendo com a marca se esqueça do principal, que é a importância da história e caminho que ela quer traçar.
3) Airbnb
Esse site de hospedagem também representa muito bem o uso da empatia em seu modelo de negócios. No SXSW, o gerente de design da empresa, Steve Selzer destacou que tão importante quanto a forma de comunicar, é a interface da marca e a experiência proporcionada ao público, algo capaz de criar uma
conexão mais forte entre os consumidores e as marcas, noticia José Borghi, da Mullen Lowe, sendo esse o segredo do sucesso das maiores startups do momento.
Website:
http://us.mullenlowe.com/