Releases 18/04/2016 - 16:27

JPS-SP realiza série de ações de conscientização em escolas públicas


São Paulo--(DINO - 18 abr, 2016) - Engajados pelo Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, os integrantes do programa Jovens Profissionais do Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ? Seção São Paulo (ABES-SP) promoveram uma série de palestras em escolas da rede pública paulista neste mês de abril. Esta já é a segunda vez que o programa realiza este tipo de atividade em comemoração à data.

No dia 1º, os membros do grupo realizaram um circuito de atividades lúdico-pedagógicas envolvendo os temas poluição dos rios e córregos, combate à dengue e combate ao desperdício de água para estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Educação Infantil Flavio Império (Bairro do Jaçanã).

A atividade foi realizada com o objetivo de disseminar a educação ambiental às crianças mostrando a importância da proteção e do cuidado com a água, bem como as formas de combate à dengue, zika vírus e chikungunya, de forma que pudessem aplicar os ensinamentos na escola e em suas casas.

A estudante Maria Fernanda Garrubo Bentubo, uma das integrantes do JPS-SP que estiveram presentes na ação, falou sobre a experiência. "Participando da ação pela segunda vez, foi possível visualizar a evolução dos alunos do ano passado. E como sempre, é muito gratificante conseguir fazer com que os alunos aprendam brincando. Eles são muito participativos e queridos. Levam todo aprendizado para os familiares e compartilham com os amigos, auxiliando na fiscalização contra o desperdício de água, no combate contra a dengue e no cuidado com o meio ambiente. Uma das melhores atividades que já realizei."

Já no dia 06 de abril, o grupo se reuniu na Escola Estadual Antonie de Saint Exupery (Bairro do Limão), onde realizou atividades para os alunos do Ensino Infantil. Na ocasião, foi ministrada uma palestra abordando as etapas do ciclo hidrológico, enfatizando a questão do reúso indireto e esclarecendo de onde vem a água que chega à torneira da população, além de abordar todas as etapas do tratamento de água e destacar as doenças de veiculação hídrica com foco nas mais preocupantes e comentadas da atualidade - dengue, zika vírus e chikungunya -, destacando seus sintomas, as principais diferenças entre elas, o ciclo de vida do mosquito e a transmissão das doenças, métodos de prevenção e cuidados pessoais e ambientais.
Todas as atividades foram acompanhadas pela interação e participação ativa dos alunos, esclarecendo dúvidas e questionamentos.

Participante da atividade e membro do JPS-SP, Jonathan Adam afirmou que a ação foi muito gratificante para todos os envolvidos. "Contribuir na formação escolar e auxiliar os professores a passar informações fora da grade curricular convencional. Sempre acaba sendo um teste para nós, voluntários, uma experiência única e, o que acredito ser essencial, um ato mínimo de retribuição à sociedade, uma vez que somos formados em instituições públicas. Os alunos, como é possível observar em vários comentários das avaliações, acabam gostando simplesmente por fazer algo fora da rotina na escola e acabam agregando alguma informação. As salas que mais participaram, claro, foram aquelas cujos alunos trouxeram suas realidades, suas dúvidas e curiosidades para além do foco de nossa apresentação. Com certeza continuaremos e será tradição JPS ações neste dia especial."

Patrícia Hassato, integrante do programa e professora da EE Antoine de Saint Exupery também comentou sobre a atividade. "Esta realização foi muito proveitosa, pois foi um dia diferente para os alunos, em que puderam aprender informações sobre o saneamento básico, que são de fundamental importância para qualquer cidadão. Isso auxilia na educação, aflorando a consciência ambiental".

Sobre o programa

O Jovens Profissionais do Saneamento é um programa de desenvolvimento contínuo, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2010, que tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam em saneamento, e promover o debate de temas atuais relacionados ao setor de Saneamento e Meio Ambiente. O JPS está presente em 14 estados brasileiros (PA, AC, AL, CE, BA, ES, MT, MS, GO, MG, SP, RJ, PR e RS). Caso você não seja residente de São Paulo, sugerimos que entre em contato com a seção corresponde ao Estado onde reside, para que possa obter maiores informações.

O JPS proporciona aos seus integrantes ações como suporte à publicação de artigos técnicos para apresentação em congressos, divulgação de cursos, participação em eventos, promoção de visitas técnicas e palestras sobre o setor, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento acadêmico dos jovens e promover uma rede de relacionamento.
A participação é gratuita.

Para participar, entre em contato no e-mail jps@abes-sp.org.br