Releases 18/04/2016 - 15:36

Jurista Ives Gandra Martins fala para estudantes de São Paulo sobre legislação, corrupção e impeachment


São Paulo--(DINO - 18 abr, 2016) - Estudantes do Colégio Catamarã, em São Paulo, tiveram a oportunidade de participar de um encontro com um dos maiores especialistas em direito do Brasil. Jurista, professor emérito da Universidade Mackenzie, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército e Superior de Guerra, além de membro da Academia Brasileira de Filosofia, Ives Gandra Martins esteve com as alunas no dia 6 de abril, para uma conversa na qual explicou em detalhes como funciona o processo legislativo no país, abordando temas como constituição, leis, poder e corrupção.

Assunto que domina o noticiário nacional e as rodas de conversa em todo o Brasil, o processo de impeachment teve atenção especial na fala do jurista, que explicou aos presentes todas as atribuições de um presidente da República, falando principalmente sobre sua responsabilidade de zelar pelo cumprimento da Constituição Federal. Ainda sobre o assunto, Gandra falou sobre a diferença entre "dolo", que aponta a intenção em cometer um crime, e "culpa", que pode resultar no ato criminoso, mesmo sem o propósito de cometê-lo. Para ele, no processo de impeachment, devem ser analisados ambos os casos.

Citando os recentes casos de corrupção no país, o especialista lembrou que o Brasil é considerado um dos países do mundo que mais sofre com o problema. E que é muito difícil combatê-lo. A grande estrutura burocrática que há no país foi apontada como uma das razões para a existência de corruptos nos mais diversos segmentos e esferas de poder. Embora seja considerada complexa, Ives Gandra classifica a luta contra a corrupção como necessária.

Para o jurista, é fundamental que o povo consiga, de alguma forma combater esse problema, porque isto é exercício da cidadania. "Uma verdadeira democracia é aquela na qual eu chamaria um presidente de "sua senhoria", porque ele está a meu serviço. E ele me chamaria de "sua excelência", porque eu sou aquele a quem ele serve. Este é o verdadeiro conceito de cidadania", afirma.

Sobre o Colégio Catamarã
Fundado em 1995, o Colégio Catamarã nasceu do desejo de pais entusiasmados e dispostos a construir uma instituição de ensino, capaz de aliar excelência acadêmica à excelência humana. Nossa ação educativa acredita no processo de "aprender a aprender" a partir do desenvolvimento de bons hábitos, também chamados virtudes, como ordem, responsabilidade, justiça, sinceridade, generosidade, prudência, coragem, incluindo ainda a fé, a esperança e a caridade. O projeto também considera de grande importância a formação de valores éticos, de cidadania e solidariedade. Encorajamos nossos alunos a se tornarem, os protagonistas de sua aprendizagem, auxiliando-os no processo de autoconhecimento e auto superação.