São Paulo, SP.--(
DINO - 22 mar, 2016) - Quando esses indesejados "furinhos" começam a aparecer muitas mulheres perdem o sono. O que muitas não sabem é que a celulite pode estar relacionada a diferentes fatores e que existem tratamentos e procedimentos capazes de amenizar e bem, o quadro. O tema celulite é tão comum, que ganhou espaço no maior evento de cirurgia plástica da América Latina, o XVII Simpósio Internacional. O coordenador do evento e cirurgião plástico, Dr. Ewaldo Bolivar de Souza, falou sobre o tema celulite x lipoaspiração e adiantou as novidades sobre o tratamento.
Como a lipoaspiração ajuda na retirada da celulite?
A função da lipo é retirar o excesso de gordura e diminuir a celulite de 1º e 2º graus. É importante ressaltar que esse procedimento não é recomendado para quem apresenta celulite de 3º e 4º graus.
Essa lipo é realizada com alguma cânula diferente? Há alguma manobra diferente?
Para realizar essa lipo utiliza-se uma cânula mais fina, sem orifícios laterais. Outra diferença é a manobra feita para aspirar essa gordura. Deve-se seguir as fibras musculares que ficam por baixo da gordura, sem fazer o criss-crossing (manobras aleatórias). Desta forma há menor destruição de colágeno e uma melhor retração da pele.
Algum equipamento é utilizado para amenizar esses efeitos?
Sim. Antes de entrar com a cânula de lipoaspiração, o cirurgião utiliza uma cânula de ultrassom pulsátil, para emulsificar a gordura.
A gordura é retirada ou apenas "acomodada"?
É retirada, na lipo. No caso da celulite somente, a gordura é redistribuída e as fibroses soltas.
A maior concentração de celulite é geralmente no abdômen, nos culotes, pernas e bumbum. Isso tem alguma explicação anatômica?
Maior nos glúteos e na região dorsal de coxa e abdômen, por ter menos colágeno na camada superficial de gordura.
A presença de colágeno ajuda no resultado? Quais regiões do corpo apresentam mais colágeno?
Na camada superficial de gordura, o colágeno se apresenta em maior quantidade na região dorsal e lateral externa das coxas. Onde existe colágeno denso, a retração é muito maior, comprovadamente.
Existem graus diferentes de celulite. A lipoaspiração ameniza todos os graus?
Não. A lipoaspiração ameniza apenas as celulites de graus 1 e 2.
Como funciona o pré-operatório?
Como em qualquer outra cirurgia. A paciente tem que estar totalmente hígida, com os exames pré-operatórios realizados (tais como sangue, eletrocardiograma, raio X, urina..)
Quem pode e quem não pode fazer?
Podem fazer as pessoas com gordura localizada e necessitam de um novo contorno corporal, mas não para emagrecimento.
Como funciona o pós-operatório?
A paciente deverá manter hábitos saudáveis a fim de que consiga manter o peso com que saiu no dia do procedimento. Deverá seguir todas as recomendações médicas e realizar drenagens linfáticas pós-operatórias.
Divulgação: Rojas Comunicação
(11) 3675-4940 / 3873-6261
Website:
http://www.desouzapinto.com.br/port/site.htm