São Paulo--(
DINO - 26 set, 2017) - Vamos direto ao ponto. São apenas cinco perguntas que eu quero lhe fazer:
1) Você conhece o seu cliente?
Quando pergunto se você conhece o seu cliente eu me refiro a ser capaz de criar sua persona.
De modo geral sempre estamos falando no público-alvo de uma empresa, mas falar em persona cria a necessidade de conhecer em mais detalhes quem é realmente nosso cliente, seu hábitos rotineiros, suas preferências, onde mora, o que faz nas horas de folga e etc.
2) Que problema você resolve?
A pergunta não se refere a qual produto ou serviço você vende, mas sim qual o problema que você resolve, qual a dor que seu produto ou serviço trata.
É comum muitos empresários se apaixonarem por seus produtos ou serviços mas pouco sabem quais são realmente os problemas que resolvem.
3) Seu produto é mesmo a solução?
A tendência é de muitas pessoas responderem que sim, mas será mesmo?
Você já parou para pensar se você tem uma solução ou apenas um "analgésico" para a dor do seu cliente? Já parou para pensar numa solução mais acessível tanto em preço quanto em facilidade?
4) Que valores a solução oferece?
Aqui a pergunta se refere a benefícios que podem ser adquiridos juntamente com o seu produto e não somente ter o foco apenas nas dores.
E saiba que ao comprar um produto ou serviço, o cliente está comprando também os valores praticados por sua empresa. Quais são eles? Seu cliente conhece?
5) O mercado é grande o bastante?
Se você não tiver um ótimo mercado e grande o suficiente para atender, talvez tudo o que respondeu anteriormente não seja suficiente para garantir o sucesso da sua empresa. E não perguntou apenas no presente, mas também no futuro!
Seja sincero nas respostas acima e assuma o controle do crescimento do seu negócio.
Se precisar de ajuda não tenha vergonha em buscar.
Boa sorte!
Luis Fernando Freitas
Empresário, Consultor e Business Executive Coach
Website:
http://www.thinkahead.com.br