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DINO - 25 mai, 2016) - O empresário
Flavio Maluf explica que tudo começa quando um amigo, ou conhecido, ou ainda, amigo de um amigo, te convida a participar de algum evento misterioso, sem título ou muitos detalhes. Neste evento, segundo o tal amigo, será apresentado algo inacreditável.
No dia do evento você assiste a uma palestra, ou discurso, que é costumeiramente chamado no meio do marketing multinível de "selling pitch". Neste discurso os melhores vendedores da pirâmide, classificados como "ruby", "diamante" ou "top", fazem verdadeiros testemunhos de superação de obstáculos pessoais, conquistas profissionais e realizações financeiras, tudo milagrosamente conseguido a partir do momento em que se tornaram distribuidores ou
representantes da marca a qual pertence a pirâmide.
Flavio Maluf alerta que o discurso costuma ser tão bom, que muitas vezes os incautos não conseguem perceber se tratar de uma pirâmide financeira e acabam por comprar o sonho de uma vida perfeita. Afinal, o que esses vendedores fazem nesses eventos é isto: tentam vender a vida que todos gostariam de ter.
Parece e é tentador, especialmente para pessoas que estão passando por dificuldades financeiras. Contudo, explica Flavio Maluf, é preciso ter muita
prudência antes de entrar num negócio deste tipo. Pirâmides financeiras costumam ser insustentáveis a longo prazo, às vezes até mesmo a médio prazo, levando seus participantes a perder grandes somas de dinheiro e transformando o que seria um sonho, num verdadeiro pesadelo.
Muita, mas muita prudência
Flavio Maluf alerta que ao se deparar com a oportunidade de ingressas num negócio com desse tipo, é preciso analisar friamente a situação. Nada de se deixar levar pela emoção do momento ou pelas belas histórias contadas por seus vendedores "ruby" ou "top". Antes de mais nada, é preciso fazer uma
análise rigorosa sobre o modelo de negócio oferecido: o seu faturamento se baseia na promoção de eventos para ingresso de novos membros, onde para ingressar é preciso pagar determinada taxa? Ou é um negócio de venda de produtos ao consumidor final?
Obviamente, um negócio baseado na venda ao consumidor final tem mais possibilidades de apresentar retorno financeiro positivo do que um que se baseia na cooptação de novos membros para a pirâmide. Mas apenas isso não é suficiente para basear a sua decisão de entrar ou não em determinada pirâmide financeira.
Flavio Maluf lembra que a melhor forma de analisar o vigor de um negócio nestes moldes é entrando em contato com membros recentes da pirâmide e perguntando como eles estão indo e qual retorno estão obtendo. As informações colhidas a partir deles são muito mais críveis do que as fornecidas pelos vendedores que já estão no topo da pirâmide.
Outra excelente maneira de descobrir a
sustentabilidade do negócio ? e talvez a melhor de todas ? é entrando em contato com pessoas que, por alguma razão, tiveram que abandonar a pirâmide. Essas pessoas podem lhe fornecer informações precisas sobre o funcionamento do negócio, os seus riscos, os seus pontos fracos e fortes (caso haja algum) e mostrar a você as suas reais chances de obter sucesso se, por acaso, se decidir por embarcar nesta aventura.