São Paulo, SP--(
DINO - 24 out, 2018) - Em 2019, a Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra a 408 km de altitude, irá receber um novo equipamento: uma recicladora espacial. A máquina, produzida em parceria, poderá reciclar todo o plástico verde usado dentro da Estação - o material, produzido a partir do etanol de cana de açúcar, é insumo para ferramentas fabricadas em uma impressora 3D. Assim, quando uma ferramenta não for mais útil, poderá ser reciclada para assumir outra função. Isso será capaz de diminuir custos e aumentar prazos de missões no espaço.
Boa parte dos plásticos têm potencial para ser reciclado. Isso vale em qualquer lugar - inclusive no espaço. E a viabilidade da reciclagem espacial será confirmada em 2019. A Made in Space e a Braskem lançarão uma recicladora que será instalada na Estação Espacial Internacional, a 408 km de altitude. A recicladora fechará o ciclo do polietileno verde no espaço. Hoje, o PE verde, produzido a partir do etanol de cana de açúcar, é usado na estação como filamento para uma impressora 3D.
Os astronautas usam o aparelho para imprimir ferramentas e peças de reposição. Com a recicladora, eles poderão reciclar essas ferramentas depois de usá-las - e imprimir novas usando o mesmo plástico. A reciclagem espacial tem potencial para diminuir os custos das missões de longa duração significativamente. Afinal, se dá para reciclar peças usadas e imprimir novas na estação, isso diminui a necessidade de lançar esses materiais até lá. No espaço, foi dado um passo importante para a reciclagem.
E na Terra, o que você está fazendo para reciclar o seu plástico?
Assista ao vídeo:
http://bluevisionbraskem.com/inovacao/uma-recicladora-no-espacoWebsite:
http://bluevisionbraskem.com/inovacao/uma-recicladora-no-espaco