Releases 07/04/2017 - 17:24

Entrevista com o CEO da ECP Environmental Solutions, Carlos Favoreto


Rio de Janeiro--(DINO - 07 abr, 2017) - Carioca e de família tradicional católica, o engenheiro agrônomo Carlos Favoreto é graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pós-graduado em Ciências Ambientais e professor em cursos de Pós-Graduação.

Através da Eco 92, ocorrida no Rio de Janeiro, o tema do meio ambiente inicia a sua ampla discussão no Brasil, impactando diretamente naquilo que hoje é considerado o desenvolvimento sustentável. Tendo participação ativa nesta conferência e percebendo a relevância de trazer estes temas para o cotidiano, dá início à sua atividade profissional licenciando empresas de mineração no município do Rio de Janeiro. Neste momento, vislumbra a necessidade de todos os setores de atividade buscarem uma nova forma de trabalho, nascendo o desejo de criar a sua própria empresa de consultoria ambiental atuando no mercado global. No ano de 2000 e após sete anos de experiência no mercado e de atuar como professor universitário desde 1996 em cursos de Pós-Graduação no Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Mato Grosso, São Paulo e Maranhão, realiza seu desejo.

Em 2017 a ECP Environmental Solutions completa dezessete anos como um dos destaques na área da gestão ambiental no país sendo referência em diversos setores como os mercados de mineração, saneamento, agronegócio, imobiliário, energia, petróleo e gás, projetos educacionais e grandes empreendimentos esportivos (Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016).

Carlos Favoreto está à frente de sua empresa com uma equipe formada por mais de sessenta profissionais altamente gabaritados atuando em diversas áreas ambientais do país como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Manaus, e Tocantins.

Como surgiu o interesse de criar sua própria empresa na área da consultoria ambiental?

O nascimento da ECP surgiu de uma forma natural por uma sequência de eventos. Iniciei cedo a minha experiência na área, quando comecei a trabalhar com consultoria ambiental no ramo de mineração na empresa ECOPLAN, em 1993. Nessa altura já pensava em ter a minha própria empresa, mas faltava para tal ter mais experiência, formação profissional e também recursos financeiros. Após 7 anos, já no ano de 2000, com toda a experiência adquirida, eu e Carla Favoreto (esposa e advogada ambiental) abrimos a ECP em um dos cômodos da nossa residência localizada na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Este foi um momento simbólico para nós, onde iniciamos sozinhos a busca por clientes e trabalhos de forma exaustiva e completamente empírica, sem secretária, mensageiro, motorista e qualquer outro empregado ou auxiliar. Foi um período desafiador e simultaneamente muito rico, pois permitiu ter um conhecimento da estrutura empresarial como um todo. Além de clientes no ramo de mineração, buscamos atingir outras atividades como empreendimentos imobiliários e industriais. Dois anos mais tarde já estávamos mais estruturados e com alguns clientes que até hoje nos acompanham, tendo posteriormente mudado o nosso escritório para a Barra da Tijuca, onde estamos até hoje com a nossa matriz.

Quais são os principais passos para ter o seu próprio negócio e que conselhos daria para futuros empreendedores?

Abrir uma empresa é sempre um ato de coragem e de vontade de crescer e vencer na vida. Qualquer dica ou conselho que eu possa dar, não terá utilidade se não houver dedicação em tempo integral ao trabalho, trabalho e mais trabalho. É claro que existem diversos fatores que são fundamentais para o nosso sucesso, como ter coragem, ousadia e sorte. Ainda assim, se tiver a pretensão de ser empresário em qualquer ramo de atividade, tudo irá passar necessariamente por ser uma pessoa disposta a ter um forte sentido de compromisso.

Qual ponto destacaria para que uma empresa se torne um negócio de sucesso?

A resposta é profissionalismo. No ramo de consultoria e projetos, esse é o ponto forte que os clientes buscam, querem respostas às suas dúvidas de forma firme e profissional, buscando eficiência e qualidade. O caminho para ser um empresário bem-sucedido é bem mais longo do que se pode imaginar num primeiro momento.

Quais foram os sacrifícios que você fez para tornar a ECP numa empresa de destaque e qual a sua mensagem para quem deseja seguir nessa área de atuação?

O caminho para o sucesso implica abdicar de certos prazeres da vida, principalmente a possibilidade de poder ter mais tempo com os meus filhos e família. Trabalhar nesta área ambiental requer muita dedicação e compromisso. Ainda assim, é uma área muito promissora, que permite fazermos, por exemplo, uma recuperação ambiental e ao mesmo tempo sermos remunerados por tal.

A ECP irá completar 17 anos e claramente já se encontra numa fase madura, tendo atravessado com distinção desafios de nível global. Quais são os próximos passos para ela?

Consolidar nossa área de desenvolvimento ambiental e urbanístico sustentável no Brasil. Nossa intenção é não ser apenas uma empresa carioca com atuação em nossa cidade, mas expandir nosso trabalho para outros Estados. Já estamos com projetos em São Paulo, Tocantins, Amazônia e em algumas cidades do Nordeste. Minha pretensão é de que daqui a cinco anos, estejamos totalmente consolidados no Brasil e aplicando nossos projetos ambientais em todo o país. Depois desses cinco anos, ambicionamos uma expansão ainda maior, internacional, começando pela América Latina. Esse é o meu objetivo.

Escrever e publicar um livro é um marco de grande importância na vida de qualquer pessoa e empresa. O estatuto atingido pela ECP assume claramente uma nova direção. De que forma este momento direciona a empresa e a sua forma de comunicar com o meio profissional e acadêmico?

O livro é um resgate na minha questão acadêmica. Desde a época da universidade, enquanto bolsista de iniciação científica, quando escrevia artigos, tinha intenção de ter a minha própria revista ou livro para publicá-los, porém faltavam recursos financeiros. O Legado das Areias é um resgate a essa atividade acadêmica. Foi um grande prazer escrever esse livro, com uma história real contando fatos altamente técnicos vividos por profissionais de grande qualificação no mercado internacional, oportunidade única que tivemos por se tratar de uma obra de grande visibilidade como foi o Campo de Golfe Olímpico. Esse livro não foi escrito apenas por mim, mas por toda a equipe multidisciplinar da ECP.
Website: http://www.ecprio.com