Releases 13/01/2016 - 17:21

Cobranças indevidas de operadoras de telefonia afetam 6 a cada 10 pessoas


São Paulo--(DINO - 13 jan, 2016) - Segundo uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, o PROTESTE, 6 em cada 10 pessoas já sofreram dores de cabeça com cobranças indevidas em suas contas de telefonia móvel.

Além disso, os dados revelaram que metade das pessoas entrevistadas não sabe como ler e entender a cobrança da conta, muito não possui o contrato feito com a operadora de telefonia.

Esse estudo vem de encontro com as informações da própria ANATEL, que revelou que as cobranças indevidas estão entre as principais reclamações contra as operadoras. Em 2013, foram um total de 86, 9 mil reclamações, sendo que dessas 38,2 mil eram por erros de cobrança.

Dentre esses erros, os mais frequentes estão relacionados a cobrança indevida de chamadas e a inclusão de serviços não solicitados. E isso se aplica não somente as contas de telefonia móvel comuns, mas também as contas de celulares corporativos.

Como descobrir as cobranças indevidas e contestar esses valores?

A maioria das pessoas não consegue identificar por si só os erros de cobranças pelo fato de não conseguirem ler e interpretar as faturas telefônicas, como revelou a pesquisa.

Além disso, é preciso ter o contrato do plano que foi firmado com a operadora em mãos, para comparar os valores e verificar também se o plano utilizado é o mais adequado as necessidades.

Essa dificuldade é ainda maior quando o assunto são as contas telefônicas corporativas, pois apresentam dados ainda mais complexos, pelo fato da empresa geralmente possuir várias linhas em uso.

Uma solução nesse último caso são os serviços terceirizados de gestão ou até mesmo de auditoria em telecom (http://facilitegestao.com.br/facilite-auditoria/), que realizam a análise das contas telefônicas corporativas e, quando necessário, a contestação dos valores junto as operadoras, visando reaver o que foi pago indevidamente.

Há uma série de empresas no mercado que realizam esse tipo de serviço, como a Facilite Gestão Telecom, que oferece três opções: auditoria, gestão ou o serviço completo, que une os outros dois.

E há um diferencial que merece destaque, a Facilite assume todos os custos do serviço de auditoria de contas telefônicas e cobra seus honorários somente quando há a recuperação de valores que foram pagos indevidamente às operadoras. Isso facilita a adesão e confiança das empresas no serviço que será prestado.


Website: http://facilitegestao.com.br/