Atibaia - SP--(
DINO - 21 jun, 2017) - As embalagens são imprescindíveis no dia a dia de qualquer pessoa, seja qual for o produto o uso das embalagens é necessário para facilitar o transporte, armazenamento e conservação. No cotidiano das empresas, isto não é diferente, as embalagens são indispensáveis tanto para a apresentação quanto para a proteção, movimentação e utilização dos produtos, permitindo que sejam manipulados sem danos, devendo ser usada no local de produção, no transporte e no destino final. Com formas e funções variadas, objetivo principal das embalagens é que a mercadoria chegue a seu destino final em perfeitas condições de consumo e para isto deve ser planejada para que possua boa resistência e durabilidade.
Por mais que pareça um item simples, as embalagens possuem diversas funções como a contenção, proteção e comunicação. A contenção ocupa-se de guardar o produto e impedir vazamentos, em produtos inflamáveis esta característica precisa ser bem pensada e eficiente, nenhuma empresa quer problemas devido a falhas de contenção de produtos perigosos, em produtos de menor valor ou periculosidade, a embalagem pode ter menor grau de eficiência em relação a este quesito. A função de proteção é planejada para que não haja danos ao produto até o consumo final, para isso a embalagem precisa ser resistente e adequada a mercadoria, transporte e armazenagem. Normalmente, as embalagens são submetidas a choques, aceleração, temperatura, vibração, compressão, oxidação, perfuração, esmagamento, entre outros, todas essas situações devem ser consideradas durante o planejamento. A finalidade de comunicação é caracterizada pelos dados apresentados na embalagem que identificam o produto, marca, peso e outras informações que apresentam e vendem a mercadoria aos consumidores, suas cores símbolos e formato atraem a atenção e podem levar a empresa ao sucesso ou ao esquecimento nas prateleiras.
A embalagem na logística é essencial, pois influi em todas as etapas do processo e pode facilitá-lo assim como dificultá-lo. Para se ter noção da importância da embalagem na logística, é estimado que o Brasil perca entre 10% e 15% da sua receita de exportação por causa de embalagens deficientes. Dessa maneira, as embalagens devem ser pensadas de acordo com fatores como o armazenamento, manuseio, movimentação interna e transporte. Qualquer problema com a eficiência destes itens pode causar prejuízos, pois um cliente insatisfeito com as condições da embalagem ou até do produto, pode se recusar a recebê-lo o que gera gastos de logística reversa e também a perda da mercadoria em alguns casos. Por isso, é preciso investir recursos e planejar a embalagem adequadamente, já que ela gera impactos no tempo de entrega ao cliente, nos custos logísticos, na redução de perdas e no nível de serviço oferecido.
Para ter embalagens bem fechadas, com velocidade e eficiência, existem equipamentos que podem facilitar o processo, como os
arqueadores e desbobinadores da Magus. Estes itens são indispensáveis nas indústrias para operações de arqueação de fitas em volumes de forma rápida, simples e segura. Estes equipamentos também facilitam a padronização das embalagens. De acordo com a
Magus , empresa especializada nestes equipamentos, a redução da variabilidade de embalagens facilita o armazenamento, manuseio e movimentação dos materiais, reduzindo o tempo de realização destas tarefas, por proporcionar uma padronização destes métodos, dos equipamentos de movimentação, e de armazenamento. "Além da redução do tempo, outra vantagem da padronização é a redução de custos. Invista no processo de embale de mercadorias na sua empresa e alcance o máximo de efetividade e lucratividade", afirma.
Website:
http://www.magus.com.br/