São Paulo--(
DINO - 14 abr, 2016) - Quando a internet começou a se tornar cada vez mais uma rotina no dia a dia das pessoas, era comum utilizar o termo "navegar pela internet", tendo em vista que até mesmo as ferramentas utilizadas para isso, chamadas em inglês de browsers, significam "navegadores". Contudo, a internet tem se tornado uma parte fundamental de nosso cotidiano, sendo possível afirmar que, atualmente, tem sido a internet que "navega" os seus usuários, noticia o fundador da Mullen Lowe Brasil,
José Borghi.
O principal exemplo dessa afirmação é o fato de que até o simples gesto de procurar uma informação na rede acarreta de forma imediata em uma contra-ação de push, pois todas as informações procuradas são guardadas em uma espécie de banco de dados pertencente a algum grupo de mapeamento de comportamento para que, a partir desse momento, você passe a encontrar pela web várias informações relacionadas àquela que você pesquisou primeiramente.
Muitos acreditavam que, com a supremacia da Era Digital e da internet, os consumidores e cidadãos, em geral, assumiriam o comando e teriam pleno poder sobre a internet aberta, comenta o publicitário da
Mullen Lowe Brasil. Todavia, essa premissa está definitivamente se mostrando bastante errônea.
Nos últimos anos, é possível perceber que quem está "no comando" da rede são esses conjuntos de dados e algoritmos capazes de administrar, através de sistemas binários, quais são os sites e os anúncios indicados para cada internauta a partir de pesquisas e sites visitados anteriormente, noticia José Borghi, CEO da Mullen Lowe Brasil, antiga
Borghi Lowe.
Essas ações de push estão cada vez mais presentes na internet como forma de controle, representadas principalmente nos clusters de domínio, que são as estruturas que sustentam o push na web, informa o publicitário da Mullen Lowe Brasil. Em outras palavras, quanto maior o número de aplicativos que utilizamos, maior é a quantidade de dados enviados por essas ações de push. O Waze, por exemplo, caso permitido, é capaz de avaliar a agenda de compromissos de seus usuários para então estimar qual o tempo de percurso que aquele trajeto terá e, consequentemente, evitar atrasos.?
Essa premissa, apesar de extremamente eficaz, é também onde se encontra a lógica da dominação. Aplicativos, ferramentas de busca, redes sociais e demais plataformas de dados inteligentes estão se modernizando a cada dia mais para que os usuários não se desconectem deles nunca. E isso pode acabar trazendo consequências negativas pois usuários de todo o planeta estão propensos a deixarem essas
ferramentas digitais tomarem conta de suas vidas, noticia o publicitário da antiga Borghi Lowe, atual Mullen Lowe Brasil.
A partir de então, é possível perceber que esses
dados de navegação estão se tornando cada vez mais valiosos, sendo considerados por muitos como uma espécie de nova moeda universal. E os usuários, entregam os seus dados voluntariamente, muitas vezes sem sequer se dar conta sobre isso. Portanto, esse é um assunto que merece atenção pois a internet aberta e livre idealizada há alguns anos, tem se tornado cada vez mais distante de nossa atual realidade.
Website:
http://us.mullenlowe.com/