Porto Alegre--(
DINO - 15 mar, 2016) - O Google surpreendeu o mercado com uma novidade ao anunciar, em Fevereiro de 2016, o fim de seu appliance de buscas corporativas, o Google Search Appliance (GSA), e o início de uma nova era de produtos de busca corporativa. A empresa, que comunicou parceiros e clientes ao mesmo tempo, explica que o motivo é a introdução de uma nova categoria de produtos de busca, uma evolução impulsionada por inovações no aprendizado de máquina (ML - Machine Learning), Graph Search e processamento de linguagem natural (NPL - Natural Processing Language), tecnologias previstas no último Quadrante Mágico do Gartner em Agosto de 2015.
O Google explica que em 2002 lançou o GSA como o primeiro produto do Google para o segmento corporativo. A visão era simples: trazer o poder e a simplicidade do Google Search às informações corporativas dentro da empresa. Na época, a melhor maneira de executar esta tarefa era com hardware dentro do firewall, mas agora a categoria evoluiu e o Google Search está superando a caixa. O futuro do Google Search for Work está na nuvem com o Google Cloud Search, ainda em versão beta sob o codinome Topaz.
No Brasil, o parceiro E-Storage garante a tranquilidade dos atuais clientes do GSA, oferecendo suporte técnico e consultoria até o final de seus contratos. Além disso, a E-Storage conta com o apoio de um time operacional especialmente criado pelo Google para rever sua base instalada, avaliar as necessidades dos clientes e planejar uma transição suave do Google Search Appliance para os clientes que se interessarem pela nova ferramenta do Google Cloud Search.
"Todos os clientes do GSA serão suportados até o final de seus contratos sem custos adicionais, quando, então, deverão decidir se migram para o Google Cloud Search ou para outra ferramenta, na qual daremos todo apoio aos nossos clientes", explica o diretor da E-Storage, Eduardo Guimarães.
Conforme comunicado do Google, não haverá desenvolvimento de novas features para o GSA, embora sua equipe permanecerá trabalhando em atualizações de segurança e controle de bugs até 2018.
Concentre-se no usuário e tudo mais virá! Este é o primeiro princípio do Google. O Google novamente mostrou respeito e foco no cliente, antecipando sua estratégia de transição para 2018 nas seguintes etapas:
1. Em 2016, o GSA com os termos de licença de 3 anos não estará mais disponível para venda. Será possível comprar equipamentos novos com 1 ou 2 anos de licença (clientes novos ou renovações).
2. Para 2017, não serão mais fornecidos novos equipamentos, apenas licenças de 1 ano para os clientes de renovação do GSA.
3. Em 2018, não serão mais fornecidas as licenças do GSA. Haverá apenas suporte aos clientes atuais até o final do contrato, por meio de parceiros como a E-Storage.
Sobre a E-Storage
A E-Storage está no mercado desde 2007. Com sede em São Leopoldo-RS, a empresa é parceira Google e Elastic, além de oferecer soluções próprias, como o software para transcrição áudio-texto Data Bucket STT (Speech to Text). A E-Storage atende a clientes como Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Federal - 2ª Região, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Panvel.com, além dos sites da Petrobrás, Sky e Banco do Brasil. Cerca de um quarto de todos os tribunais do Brasil utilizam a solução Google GSA implantada pela E-Storage.