(
DINO - 13 abr, 2016) - No mês de abril o Comunique-se Digital, divisão do Grupo Comunique-se, promoveu uma pesquisa com o intuito de descobrir o perfil dos departamentos de comunicação de faculdades e universidades brasileiras.
Com a participação de 150 instituições de ensino do país, os resultados mostram como são estruturadas as áreas de comunicação e marketing de IES, tais como as melhores práticas e eficiência de ferramentas utilizadas com seus públicos internos e externos.
62,5% dos que responderam trabalham atualmente em instituições de ensino e 29,7% já trabalharam no passado.
Tratando de comunicação interna, 52,5% apontaram que existe um departamento estruturado de comunicação nas faculdades em que atuam. Já 22% indicam que essa comunicação é feita pelo departamento de Recursos Humanos.
As ferramentas mais utilizadas são E-mail Marketing (78%), Intranet (48,5%), Jornal Mural (30,5%), Mural Digital (30,5%), Revista (23,7%) e TV Corporativa (22%).
A pesquisa revelou ainda como anda a comunicação com o público externo dessas instituições de ensino.
De acordo com 61% das pessoas que responderam, a comunicação externa (marketing e publicidade para captar novos alunos) é feita por um departamento interno, e para 16,9% esse serviço é prestado por uma agência/assessoria terceirizada.
As mídias mais utilizadas nesse tipo de comunicação são a Internet/Online (49,2%) e Televisão (15,3%).
Para ver o resultado completo da pesquisa "Perfil dos Departamentos de Comunicação em Faculdades e Universidades", acesse
http://pages.comunique-se.com.br/pesquisa-comunicacao-faculdades