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DINO - 26 nov, 2015) - Por Fábio Pessoa
Milhares de pequenas e médias empresas foram surpreendidas no último dia 21 de abril pelas mudanças do Google em seu algoritmo de buscas, que passou a dar prioridade a sites cujos layouts se adaptem automaticamente a dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Um cenário preocupante por sua enorme capacidade de impactar diretamente os negócios de quem não se atentou a essa nova realidade, sobretudo ao se analisar que quase 40 milhões de brasileiros acessam a internet por meio destes aparelhos.
Imagine o estrago que isso pode ter causado a lojas virtuais ultrapassadas, mas que desfrutavam de bom posicionamento no maior site de buscas do mundo. Ou o de um pequeno comércio que dependia altamente do Google para ampliar o tráfego e, em consequência, converter vendas que faziam a diferença em sua receita final.
Em muitos sites, as visitas geradas por meio de pesquisas realizadas em dispositivos móveis representam quase 50% do total. Segundo o Ibope, aumentou em 65% no ano passado o uso do celular como principal fonte de acesso a internet no país.
Outra pesquisa recente, conduzida pela Criteo, permite uma análise ainda mais clara da importância que estes dispositivos vêm ganhando na fatia geral de tráfego na web, ao apontar que o comércio eletrônico via celular deve crescer 9% neste ano.
Mas como um pequeno negócio deve agir para "consertar", da noite para o dia, um site que ficou parado no tempo e se transforma num rinoceronte ao ser aberto no celular? No curtíssimo prazo, no caso de quem usa a plataforma Wordpress, é possível contornar o problema instalando o WP Plugin Touch Mobile, que automaticamente adaptará o seu site às mais diversas plataformas.
O ideal, no entanto, é contratar um programador capaz de pensar em cada detalhe que poderá ser o diferencial entre o visitante se interessar pelos produtos e conteúdos oferecidos a ele, ou simplesmente ignorar por completo sua página e dar a ele a possibilidade de encontrar o que necessita na concorrência.
O que não pode é ignorar essas mudanças impostas pelo Google e dar de ombros para o alto potencial de tráfego que pode ser gerado a partir do buscador. Do contrário, devo-lhe dizer que sua empresa está perdendo dinheiro e preciosas oportunidades de negócio, que certamente farão falta num momento de crise econômica como o vivido atualmente no país.
Fábio Pessoa é coordenador de SEO da Personal Search e especialista em Links Patrocinados credenciado pelo Google e Bing
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