Limeira, SP--(
DINO - 13 out, 2016) - A edição 2016 do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal) aproximará os elos da cadeia do agronegócio. O encontro ocorrerá de 26 a 28 de outubro em Curitiba, Paraná. Lideranças do segmento de vários estados já confirmaram presença.
Industriais que produzem calcário terão a oportunidade de debater ações com técnicos das áreas agrícola e de produção de máquinas. Temas que envolvem a gestão do negócio, como práticas trabalhistas, também constarão da programação.
Presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Mármores, Calcários e Pedreiras do Paraná (Sindemcap), Jan Petter considera que o evento ocorre em um ano de revisão na política das empresas. "Por isso, teremos uma programação abrangente, o que nos deixa esperançosos quanto aos resultados do encontro", disse Petter.
Junto do evento, também ocorre o 3º Congresso Nacional de Correção e Fertilidade do Solo. A organização é do Sindemcap, junto da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário (Abracal) e entidades empresariais paranaenses.
"Vamos buscar a aproximação dos produtores de calcário de outros segmentos da indústria e do produtor rural", disse Petter. Para ele, essa interação se mostra importante diante de um cenário de oscilações. No campo econômico, a valorização do real e a redução da oferta de financiamento dificultam a vida do produtor agrícola.
Com menos recurso, itens como a correção da acidez do solo ? proporcionada pela aplicação do calcário ? acabam sendo adiados no campo. O clima também não ajudou. "As chuvas intensas no estado afetaram as culturas e deixaram os preços mais altos. Porém, a alta ocorreu depois da colheita", avaliou Petter.
O cenário econômico instável é outro entrave. Petter exemplifica com uma cultura que é bastante intensa no Paraná. "A indústria está importando trigo, pois a política cambial favoreceu a compra no exterior", falou.
Mercado consumidor há, mas são necessárias condições para que a produtividade seja ampliada, opina o presidente da Abracal, Oscar Alberto Raabe. "Se o país quer melhores resultados, terá que fazer inicialmente a correção da acidez do solo", defendeu Raabe.
A programação completa do Enacal e do Congresso de Correção do Solo pode ser acessada no link:
http://zip.net/bwttGMPara fazer o credenciamento para o evento, clique em
http://zip.net/bktr0H.
Website:
http://acessocredenciamento.com.br/evento/encontro_produtores16/HOME