Releases 18/05/2017 - 17:25

Benefícios corporativos: um diferencial competitivo


São Paulo - SP--(DINO - 18 mai, 2017) - Os benefícios corporativos obrigatórios já estão consolidados nas empresas brasileiras. Porém, os benefícios extras estão cada dia ganhando mais espaço nas empresas como uma forma de reter talentos e melhorar a competitividade.

No mundo corporativo a legislação estabelece que alguns benefícios são obrigatórios e, portanto, devem ser fornecidos pela empresa. Mas existem inúmeros benefícios empresariais facultativos que podem ser utilizados como estratégia de negócio principalmente para reter talentos, motivar a equipe e aumentar a produtividade dos colaboradores.

A disponibilização de benefícios extras ao funcionários como vale-alimentação , vale-refeição, plano de saúde, plano odontológico e seguro de vida melhora a percepção dos empregados tornando a empresa mais competitiva no mercado.

Benefícios obrigatórios e facultativos

Todo colaborador registrado tem o direito de benefícios previsto em lei. A empresa é obrigada a conceder aos seus funcionários: vale-transporte , férias, décimo terceiro salário e fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS). Embora sejam obrigatórios, a lei permite alguns descontos e condições para o recebimento. Por exemplo, a empresa pode descontar o valor pago pelo vale-transporte equivalente a 6% do salário do colaborador.

Além dos benefícios obrigatórios é recomendado que a empresa considere os benefícios facultativos pois isso reflete diretamente na contratação de bons funcionários e faz com que eles se sintam mais motivados a trabalhar.

O vale-alimentação é um dos benefícios empresariais mais atraentes, pois permite que o colaborador realize compra de alimentos diretamente e supermercado e padarias. Costuma ser muito valorizado por ser um beneficio que estende por toda a família. Já o vale-refeição é unicamente utilizado em restaurantes e lanchonetes. Outro benefício facultativo muito visado pelos colaboradores é o plano de saúde e o plano odontológico.

Outro benefício que é extremamente interessante na visão do colaborador é a previdência privada, sendo uma estratégia aplicada facilmente ao meio de do cenário de instabilidade e insegurança da previdência pública. A previdência privada deve ser usada como forma de gerar uma boa reputação da empresa a fim de atrair novos talentos para o time.

Gestão de benefícios

É de extrema importância que a empresa cuide da gestão de benefícios com muita atenção. Uma boa gestão de benefícios é importante para combater a rotatividade e absenteísmo. Além de que uma boa política de benefícios faz com que a sua empresa seja reconhecida no mercado como uma das melhores para se trabalhar atraindo assim os melhores candidatos para suas vagas.

Na hora de planejar uma gestão é importante conhecer o perfil dos funcionários, flexibilizar os benefícios oferecidos e ter políticas clara quanto aos benefícios oferecidos.

Quer saber mais sobre gestão de benefícios, RH estratégico e desenvolvimento pessoal de funcionário dentro da organização? Então acesse o blog da VB e aproveite todas as vantagens e dicas do site.
Website: https://www.vb.com.br/index.htm