Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 17 set, 2015) - Mais uma edição da versão fluminense do Clean Up The World, promovida pelo Instituto Aqualung, será realizada neste sábado (19), a partir das 10h, nas praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Prainha, além da Ilha de Paquetá. A previsão é que cerca de 50 mil voluntários participem da ação de coleta de lixo, como guimbas de cigarro, canudos de plástico, latas de refrigerante, embalagens diversas e outros resíduos sólidos.
Em Copacabana, além de voluntários banhistas, atletas, professores e monitores do evento, alunos da OLM, Escola Nova e Colégio Liceu Franco-Brasileiro participarão do 7º Prêmio Tatuí - o Futuro São Eles. As crianças serão divididas em equipes para participar de gincana promovida pelo projeto, onde a meta é recolher a maior quantidade de lixo deixado por banhistas. Após a coleta, haverá pesagem do material recolhido. As premiações consideram maior peso e maior quantidade de canudos, cotonetes e guimbas de cigarro.
"É uma oportunidade poder estabelecer um diálogo consciente com as crianças, algo que faz parte de uma aprendizagem significativa. Os alunos não somente participam de um ato de consciência ecológica, como, também, absorvem as dicas de reciclagem, gestão de resíduos e têm oportunidade de expor suas ideias e soluções sustentáveis para melhoria das cidades.", explica a orientadora do Franco, Kátia Abrantes.
O Franco levará ainda para a edição, uma tenda de robótica para mostrar a contribuição da tecnologia para ações de preservação do meio ambiente. Serão 4 robôs criados com peças de LEGO, eletrônicas e matérias diversos, todos automatizados.
"Teremos uma esteira seletora para separação do lixo, uma compactadora de copinhos (com peças de LEGO para prensa de copos descartáveis), um carro coletor de lixo (uma máquina que tem mecanismo de varredura, separação e sucção do lixo para depósito em caçamba), uma garra para coleta de sacos plásticos e latas, e ainda, uma pá peneira (pá que separa areia do lixo). ", conta Philipe Moura, ex-aluno e um dos monitores que orientam as equipes, formadas por alunos do 6º ao 9º ano, no desenvolvimento dos robôs.
Além da limpeza e gincana, voluntários distribuirão folhetos orientando a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e descarte consciente de resíduos. Luvas e 40 mil sacolas de plástico reciclado serão distribuídos também e resíduos coletados serão catalogados para gerar um Relatório Final para a ONU, seguindo depois para cooperativas e instituições de reciclagem. Durante esses anos de campanha, mais de 180 toneladas de microlixo foram retiradas das praias.
O representante do Instituto Aqualung, que organiza o evento no estado, Hildon Carrapito, explicou que esse tipo de limpeza é extremamente importante, sobretudo para os animais marinhos, que podem se asfixiar com o lixo.
Clean Up The World
O Dia Mundial de Limpeza ou Clean Up The World é, essencialmente, um evento do tipo "mãos à obra". Tem o claro objetivo de fazer algo concreto pelo meio ambiente com resultados imediatos e locais: limpar o lixo descartado irresponsavelmente e acumulado em todos os litorais do planeta. Simboliza também a união mundial e a dedicação em prol de um mundo mais limpo, consciente e saudável para a humanidade.
Essa iniciativa cria a oportunidade da participação voluntária individual e anônima. Ou seja, qualquer pessoa interessada pode ajudar de forma efetiva, mesmo que não faça parte de um grupo formado para atuar no dia do evento. Deixando de jogar lixo nas praias, mares, rios e lagoas, ao mesmo tempo em que ajudamos na limpeza desses ambientes, retirando os detritos sólidos descartados de forma irregular, podemos vislumbrar dias melhores para os seres marinhos e para nós mesmos. Afinal, quem não gosta de chegar à praia, respirar o ar fresco, pisar na areia branca e mergulhar na água limpa.
Esta é 13ª edição do Dia Mundial de Limpeza do Planeta (Clean Up The World) que neste ano deve mobilizar 35 milhões de pessoas em 125 países em todo o mundo, segundo os organizadores.
Serviço:
Dia Mundial da Limpeza 2015 ou Clean Up The World 2015
FOTOS ROBÔS:
https://www.dropbox.com/sh/8tmjlg3pp3n2pbs/AAD3gPYE_QyzX1V2ItmiyAdYa?oref=e QUANDO: Dia 19 de Setembro de 2015 ? Sábado, de 10 às 13 horas
LOCAIS: Rio de Janeiro (praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Recreio e Prainha, e Ilha de Paquetá) e Três Rios (RJ).
Pontos de Encontro / Coordenadores de Área:
Rio de Janeiro / RJ
- Praia de Copacabana:
A) Colônia dos Pescadores / Posto 06 - A coleta será também em direção
à rua Santa Clara.
B) Em frente à rua Santa Clara - com alunos da Rede de Ensino;
voluntários do JW Marriott Hotel RJ, Coca-Cola Brasil e hotéis Othon e
Pestana.
- Praia de Ipanema: Pedra do Arpoador - Posto 07.
- Praia da Barra da Tijuca:
A) Praia do Pepê;
B) Em frente ao Hotel Sheraton Barra ? com Grupos do Hotel Sheraton
Barra e surfistas do Rico Surf.
- Recreio: Encontro no Posto 12, na Praça Tim Maia.
- Prainha: Encontro em frente ao Parque da Prainha, com surfistas
locais, e os Grupos da Prefeitura e COMLURB.
- Ilha de Paquetá: Encontro na Praia da Moreninha, com a Guarda Municipal.
Mais:
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail:
instaqua@uol.com.brWebsite:
http://www.institutoaqualung.com.br