São Paulo, SP--(
DINO - 04 mar, 2016) - O campeão de vendas da Secar, marca voltada para o segmento de higiene e limpeza doméstica, é um produto chamado "Evita Mofo Secar". Porém, depois de um período de poucas chuvas (sinônimo de menos mofo), a procura dos consumidores pelo Evita Mofo reduziu. Neste cenário, para manter seu volume de vendas, a empresa resolveu então empregar esforços para fortalecer a procura por sua linha de difusores de aromas. E apostou em duas frentes de batalha: um forte trabalho comercial e uma criativa solução de design que desse uma nova cara ao seu produto para deixa-lo mais atraente comercialmente.
No contexto atual é não é fácil se diferenciar nas gôndolas, e competir com empresas multinacionais é muito complicado para a maioria das empresas nacionais desse segmento e para se diferenciarem da concorrência eles precisavam encontrar uma solução que fizesse o seu produto saltar aos olhos do consumidor. Para se aventurar a SOIN empresa, dona da marca Secar contratou a ACDI strategy design, um escritório especializado em estratégia de marca para nos chamou para redesenhar todas as embalagens da sua linha de difusores.
"A nossa proposta ao nos depararmos com o desafio foi pensar no projeto além da simples construção de um novo layout adequado ao Secar Sensações, o que propusemos foi reformular estrategicamente a apresentação do produto a partir da análise de comportamento das pessoas do que realmente as motivam a consumir esse tipo de produto. A partir dessa análise constatamos que a embalagem antiga tentava brigar de frente na categoria de produtos funcionais como odorizadores em spray e limpadores perfumados, porém era uma produto que na visão dos consumidores estava mais ligado à categoria de fine fragrances e perfumaria. Percebemos nesse momento um diferencial não explorado pelos concorrentes. Assim, resolvemos aproximar a linguagem visual da embalagem com a de produtos de perfumaria, e propusemos novos nomes para as fragrâncias que adicionando adjetivos e ingredientes criando uma melhor percepção de valor e procedência da matéria prima." Explica André Cruz, diretor de estratégia de marca da ACDI.
O produto lançado no ano passado superou as expectativas dos gestores da empresa e segundo Lima, N. gestor da marca Secar o resultado é fruto de um esforço integrado da equipe de vendas da SOIN e da ACDI strategy design ""(...) tivemos uma excelente performance após a mudança de rotulagem, porém não podemos justificar este fantástico crescimento apenas a esta mudança. Houve um grande empenho da equipe comercial (...) o formato econômico da embalagem (...) e a crise que faz com que consumidores experimentem produtos mais baratos (...)".
As reformulações promovidas no design do Secar Sensações causaram transformações significativas nos resultados de venda do produto que obtiveram no último ano um aumento de 319%, e demonstram o poder que tem um trabalho de design inteligente e consciente das principais características da marca.
A linha de difusores Secar Sensações conta com 5 produtos que incentivam o usuário a escolher um mood para cada ambiente em vez da fragrância (Harmonia - lavanda do campo; Relaxamento - alecrim silvestre; Sensual - óleos essenciais afrodisíacos; Alegria - verbena refrescante e Energia- tangerina radiante), e está a venda nos principais supermercados.
Website:
http://www.acdidesign.com.br/