Florianópolis, SC--(
DINO - 04 mar, 2016) - Acesso a aulas de qualidade, ministrada por profissionais didáticos e experientes, sempre foi um objetivo perseguido por muitos estudantes brasileiros. No passado, a concretização dessa busca demandava uma dependência do Estado ou a condição financeira necessária para a aquisição privada do conhecimento.
Isso definitivamente mudou. Uma revolução está em curso na internet brasileira com a transformação de professores em verdadeiros YouTubers. Se um cantor, um comediante ou um "gamer" podem ser estrelas da maior constelação de vídeos do planeta, por que não bons e qualificados professores?
Antenado com esse novo fenômeno e com o objetivo de universalizar o ensino e a preparação para concursos públicos no Brasil, o Professor Emerson Bruno, um dos mais experientes e reconhecidos profissionais do mercado, resolveu inovar e fomentar um modelo mais democrático e sustentável de preparação para concursos. Produzir, organizar e distribuir aulas de qualidade gratuitamente no YouTube. Um projeto ambicioso e, aos olhos dos mais conservadores e incrédulos, utópico.
Mesmo com o risco e a desconfiança de muitos, o professor topou o desafio. Pediu demissão do tradicional e bem remunerado mercado de concursos públicos no Brasil e se transformou no primeiro YouTuber a ministrar aulas de Direito no Brasil. Assim, surgia na metade de 2012 o primeiro curso totalmente grátis de Direito Constitucional da internet brasileira, publicado e distribuído através do canal de sua empresa no YouTube, a Editora Atualizar (
clique aqui ).
"No início muita gente desconfiava e não acreditava que o curso era gratuito, muito menos que era um processo organizado e contínuo de produção e distribuição de conhecimento. Fui chamado de louco e até acusado de prostituir o ensino do Direito nas redes sociais. Achavam que iríamos cobrar pelas aulas, que faríamos como muitos cursos online faziam e fazem até hoje, disponibilizar parte do conteúdo gratuitamente e o restante das aulas após o pagamento de um curso completo. Que ninguém seria capaz de disponibilizar cursos completos gratuitamente no YouTube. Como o tempo provou, estavam todos errados, com exceção daqueles que me atribuíram um certo grau de insanidade (risos...)".
Hoje, o
canal da Editora Atualizar é o principal da Rede Clube do Concurso Atualizar, criada não apenas para produzir e organizar as aulas ministradas pelo Prof. Emerson Bruno, mas também a de outros experientes professores. Dentre eles destaca-se o canal do Prof. Eduardo Tanaka (para ver,
clique aqui ), que contém um dos mais completos cursos de Direito Previdenciário do Brasil com mais de 125 aulas publicadas. Outro canal importante é o do Prof. Wilson Rochenbach (para ver,
clique aqui ), que através de suas inúmeras aulas disponibiliza cursos sobre os mais variados temas da Língua Portuguesa.
Atualmente, os canais da Rede Clube do Concurso Atualizar contam com mais de 1000 vídeos, 60.000 inscritos e cerca de 7.600.000 aulas visualizadas. Números que já chamaram a atenção do próprio YouTube, que através do YouTube Space Brasil e da sede do YouTube na Califórnia orientam e fomentam de forma personalizada e constante o trabalho da equipe e professores da Editora Atualizar.
Isso resulta num aumento constante da audiência, gerando uma maior quantidade e qualidade de propagandas e anúncios para os vídeos dos canais. Nas palavras do professor, "é um círculo virtuoso, pois quanto mais aulas postamos, maior é a audiência, criando as condições para produzirmos mais e melhor".
Além do faturamento publicitário decorrente da audiência dos canais no YouTube, o modelo de negócio é financiado pela divulgação de apostilas e publicações para concursos públicos pela loja virtual da Editora Atualizar ( para ver,
clique aqui ). "Muitas empresas vendem cursos online e disponibilizam publicações e apostilas gratuitamente em suas plataformas privadas. Preferimos fazer o contrário, aulas e cursos gratuitos no YouTube e apostilas e publicações de qualidade comercializadas a preços acessíveis em nossa loja virtual. Assim, conseguimos atingir mais consumidores com nossas aulas e produtos e criar um modelo mais justo e sustentável de distribuição de conhecimento para a sociedade", diz o professor.
Dessa forma, da próxima vez que alguém disser que não existe ensino gratuito de qualidade no YouTube, pense duas vezes. Empresas como a Editora Atualizar parecem tem rompido o paradigma comum de que ensino bom é ensino pago. Será? Dê um
clique e descubra por si mesmo.