Releases 22/04/2016 - 10:01

Empresas cruelty free, pensando no futuro


São Paulo--(DINO - 22 abr, 2016) - Segundo uma recente pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, se todas as pessoas levassem em consideração, tanto na dieta quanto nos produtos que consomem, o fato de haver insumos de origem animal em sua cesta de supermercado; 8,1 milhões de vidas seriam poupadas e as emissões de CO2 na atmosfera se reduziriam em 70%. A economia financeira seria de até US$ 1,4 trilhão por ano.

Essa realidade tem levado cada vez mais empresas a investir no segmento sustentável e cruelty free ? livre de exploração animal ? como posicionamento de marketing. A verdade é que esses empresários trazem consigo muito mais do que simplesmente um caráter meramente tático, sob o ponto de vista deste crescimento que é tendência mundial; mas também carregam uma profunda consciência no papel empresarial diante do impacto de consumo e o custo benefício global em médio prazo.

Segundo os resultados da pesquisa, o crescimento da economia financeira mundial se dará por conta da melhoria nos índices de saúde da população. Governos gastariam menos com assistências à saúde e as pessoas não perderiam tempo produtivo devido a doenças causadas tanto pela ingestão de carne, quanto de produtos cancerígenos.

De acordo com os autores da pesquisa, "a análise confirma essa visão de avanço da economia e dá um passo adiante ao promover estimativas melhores da magnitude desses benefícios para saúde e o meio ambiente" ? o mercado, principalmente externo, já fatura com esta nova mentalidade.

Somente em 2014, diversas novas empresas, as chamadas startups, nasceram com esta proposta de comercializar produtos e serviços, trazendo muito mais do que um papel meramente capitalista, mas também, servindo a sociedade como canal de transformação.

Um case de sucesso que pode ser observado é a marca Sublime Rituais, que, em 2014, surgiu com a proposta de servir como canal intermediário entre empresas e pessoas que estivessem mudando seu estilo de vida por um consumo mais conectado com o meio ambiente. Observando esta tendência comportamental crescente, os gestores Isadora Caporali e João Alexandre L. de Carvalho, notaram que as pessoas estavam cada vez mais em busca de produtos extremamente coerentes com o estilo de vida sustentável envolvendo a valorização de pequenas e médias empresas, até mesmo artesanais, que gerassem fonte de renda ao mesmo tempo em que levassem em conta fatores como a natureza, o planeta, e todo o meio ambiente.

No Brasil, os produtos sustentáveis ainda são um viés não tão popular, embora, tenham crescido significativamente. Por isso, é preciso que o marketing dessas empresas trabalhe como forma de conscientização na abordagem e conquista. O público alvo recompensa, pois para chegar neste nível de consciência em que o consumidor se preocupe em pagar um pouco mais para usar produtos que realmente não agridam a pele com ingredientes cancerígenos como formol, mercúrio, alumínio, que se faz presente na maioria dos desodorantes e maquiagens, além de causar danos à saúde com seus milhares de agentes abrasivos, elementos ácidos e completamente incompatíveis com o nosso corpo, sem contar que também prejudicam a natureza; e possam substituí-los por agentes orgânicos, naturais, veganos, etc; é preciso estar acima da esfera da sobrevivência, sendo este valor percebido melhor por pessoas de bom nível de escolaridade, com diversas vivências acerca do meio ambiente, com tempo para viajar, conhecer as diferentes culturas mundiais e estar realmente consciente de que os recursos do planeta são finitos e que mais de 7 bilhões de pessoas não podem consumir absolutamente tudo, sem se preocupar com os impactos. Ou seja, trata-se de um público classe A/B.

ASSINATURA COMO ENTRETENIMENTO E INOVAÇÃO

A proposta da marca Sublime Rituais (www.sublimerituais.com.br), por exemplo, foi levar muito mais do que produtos, mas também experiência fomentada pela expectativa à descoberta de novas marcas de beleza e bem-estar. De fato, a aceitação tem sido muito satisfatória porque não havia nada parecido no mercado brasileiro, o que mostra que as pessoas estão também atrás de inovações e entretenimento ? e as assinaturas trazem esse prazer de colecionador. Quem não quer ter aquela sensação de ganhar um presente todos os meses? As caixinhas quando chegam na porta do consumidor com novas surpresas a serem descobertas trazem essa experiência, que, para um adulto, tão preocupado e atarefado, a chegada de sua box recheada de produtos conscientes, pode ser o bálsamo refrescante das tensões do mês. Um verdadeiro ritual de bem estar (vide Ritual Box).

Ainda sob uma análise prática, segundo dados do IBOPE, somente a população vegetariana já somava mais de 10% da população, ou seja, 17,5 milhões de pessoas numa pesquisa feita em 2011. Se levarmos em consideração que a pecuária sofreu uma profunda queda em 2015, acredita-se que o número de vegetarianos já tenha ultrapassado os 18 milhões. Por isso, é inviável que as marcas não enxerguem este consumidor que representa uma parcela significativa da população.

Daqui para frente, as marcas que ostentarem produtos com couro, pele e insumos de origem animal estarão caminhando cada vez mais contrárias aos movimentos de evolução do mundo e que devem atingir significativamente as diretrizes de marketing.
Recentemente, o Grupo Armani, de um dos estilistas mais famosos do mundo, anunciou que não trabalha mais com peles, justamente porque, além da crueldade envolvida, há cada vez menos consumidores dispostos a consumir produtos não conscientes.

Vale a pena mudar de posicionamento e galgar esse novo mercado, já que conecta várias pessoas que estão em busca de uma vida mais sustentável, nutrindo um mercado classe A, milionário e em constate expansão; e esse movimento não vai retroceder.

Website: https://sublimerituais.com.br/