São Paulo--(
DINO - 21 out, 2015) - Ao longo dos últimos sete meses, nove voluntários selecionados pela Feambra, a Federação de Amigos de Museus do Brasil, contataram as 3.500 instituições que constam no Cadastro Nacional de Museus, do Ibram, órgão ligado ao Ministério da Cultura. Deste total, 1.697 se dispuseram a receber um questionário da Federação.
Dos que responderam, 14% declararam ter uma associação de amigos de museus. As respostas ficaram mais concentradas na região Sudeste, com 44%, e Sul, com 36%. Um dos principais dados desse levantamento é o número considerável de museus, 85%, que declararam interesse em montar uma associação de amigos com a ajuda da Feambra.
Associações de Amigos de Museus são organizações sem fins lucrativos, compostas por pessoas que têm por finalidade apoiar e colaborar com as atividades dos museus. As associações de amigos de museus são por essência compostas por voluntários. Os integrantes podem ser da comunidade onde está localizado o museu, curadores, parceiros, conservadores honorários, amantes da arte, ou patrocinadores.
"Em tempos de crise, toda ajuda é bem-vinda, mas é preciso ficar claro que a Federação incentiva os voluntários para colaborar com os museus e não trabalhar para os museus" afirma Camila Leoni Nascimento, diretora-executiva da Feambra. "Por outro lado, é fundamental que os museus mostrem sua intenção em receber voluntários e, com isto, se aproximem da população", acrescenta Camila.
Com esse levantamento será possível, pela primeira vez, acompanhar a evolução dessas associações, bem como a atuação do voluntariado no campo cultural brasileiro. Esse é outro ponto que merece destaque: o interesse crescente do público jovem em atuar nessa área, mostrando que eles também querem se envolver com essas questões. Atualmente esses voluntários são, em sua maioria, profissionais com carreiras sólidas, autônomos ou aposentados.
A pesquisa completa pode ser baixada gratuitamente em
www.feambra.orgSobre a FEAMBRA
A Feambra é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em outubro de 1989, que colabora na preservação e divulgação do patrimônio cultural, por meio do desenvolvimento de Associações de Amigos de Museus, além de apoiar essas próprias instituições, associações e entidades culturais. Atualmente conta com mais de 90 instituições associadas. Uma das ações desenvolvidas é incentivar a criação de associações de amigos de museus. A Feambra lançou, em 2014, o primeiro "Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus". A publicação serve para orientar de maneira objetiva como o trabalho voluntário em museus pode trazer inúmeros benefícios, tanto para as instituições quanto para a própria sociedade. Com a tiragem impressa esgotada, o guia tem a versão on-line disponível no site da Feambra. É a primeira obra do gênero no país e uma das poucas no mundo que aborda o conceito do que são e como constituir as Associações de Amigos dos Museus.