Releases 22/11/2016 - 16:24

Segundo ABComm, a Black Friday terá faturamento de R$ 2,14 bi


São Paulo - SP--(DINO - 22 nov, 2016) - Segundo o CONECTA, que realizou uma pesquisa para conhecer a intenção de compra do internauta brasileiro na Black Friday, 67% dos entrevistados digitais pretendem comprar algum produto nessa data especial.

De acordo com a pesquisa, 84% dos entrevistados desconfiam das promoções que as lojas online realizam nesta data. Ainda assim, uma estimativa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), prevê que o faturamento para a Black Friday desse ano será de R$ 2,14 bilhões, esse valor representa um crescimento de 18% em relação ao mesmo período no ano de 2015.

E se ainda resta 15% de internautas confiantes de que os descontos são reais e os preços dos produtos ficam bem mais baratos, são neles que os e-commerces se apoiam. A expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam 7,63 milhões de pedidos na Black Friday, com valor médio de R$ 280. Ainda segundo a ABComm, os setores mais procurados devem ser o de telefonia móvel, eletrônicos, eletrodomésticos e informática. A estimativa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico leva em conta as compras realizadas na véspera da Black Friday (24 de novembro) até o dia 27 de novembro.

O costume trazido dos Estados Unidos teve início nos anos 60, e por lá a Black Friday acontece toda sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. A Black Friday americana marca o começo da época de compras natalinas. E também, além de ser uma oportunidade para as lojas venderem o que resta em estoques e se prepararam-se para o próximo ano que está por vir.

A explicação mais popular para o termo Black Friday, refere-se ao momento em que os estabelecimentos retornam ao azul, ou seja, voltam a ter lucro. Já que o período de festas corresponde à maior parte dos gastos de consumo do ano. No ano de 2013, por exemplo, os consumidores gastaram mais de US$ 59 bilhões na Black Friday, segundo a Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos (em inglês, National Retail Federation).

Já no Brasil, o evento não necessariamente da início na sexta-feira, algumas lojas online iniciam as promoções na quinta-feira à noite, e podem continuar até a segunda-feira, na qual concedeu o nome de "Cyber Monday".

A Cyber Monday surgiu em 2005, nos Estados Unidos, para denominar a ação especial de vendas online, que acontece na primeira segunda-feira depois da Black Friday. A Cyber Monday, já obteve sua importância no varejo americano, no ano de 2014 as vendas online durante o evento, geraram um faturamento de mais de 2 bilhões de dólares para os Estados Unidos.

O foco do Cyber Monday é direcionado a produtos eletrônicos, mas acessórios relacionados ao setor como mochilas para notebook , pastas, cases e outros itens de uso pessoal também entram no evento. Muitas lojas online oferecem diversos produtos com descontos incríveis. Durante este grande dia de compras, as oportunidades são direcionados para os consumidores, para que os mesmos adquiram bens a valores mais baixos!