São Paulo - SP--(
DINO - 20 set, 2016) - As ferramentas elétricas fazem parte da vida do profissional moderno, os mais diferentes tipos são utilizados tanto em caráter profissional como doméstico e da mesma maneira que o uso dessas ferramentas se tornou comum no dia a dia, elas também se tornaram, erroneamente, alvos da obviedade, tendo seu uso tratado como simples e imediato.
As
ferramentas elétricas podem causar diversos tipos de acidentes em diferentes níveis de gravidade e todos eles podem ser evitados através de práticas comuns, com orientações simples.
Operar uma ferramenta elétrica significa trabalhar com eletricidade e partes cortantes, a exemplo de furadeiras, parafusadeiras, serras, lixadeiras, plainas e esmerilhadeiras. Seus objetivos são cortar, limar, lixar, furar. Por isso, a necessidade de equipamentos de proteção para evitar acidentes.
Os EPIs são Equipamentos de Proteção Individual e são característicos por proteger o corpo de uma pessoa no intuito de reduzir ou erradicar qualquer mal proveniente de um acidente de trabalho ou mal-uso das ferramentas. Entre os mais conhecidos EPIs do mercado estão os capacetes, máscaras, luvas, botas, macacões, aventais, óculos e protetores auriculares.
Outra prática considerada simples, mas comumente ignorada, é a leitura dos manuais de instruções de um produto. Por mais óbvio que pareça ser manipular uma furadeira, posicionando a broca e apertando o gatilho, diferentes contraindicações e pormenores, que estão facilmente acessíveis através de um manual, clarificam o uso das ferramentas elétricas, evitando acidentes e garantindo não apenas a integridade física da pessoa, como também da própria ferramenta.
O próprio ato de desligar a ferramenta pode ser feito erroneamente. Todos os manuais de equipamentos mostram que uma ferramenta elétrica deve ser primeiramente desligada através de um botão na ferramenta e, por conseguinte, quando desligada, o plugue deve ser retirado da tomada, nunca puxando pelo cabo, mas diretamente pelo próprio plugue.
Outro mal-uso considerado comum, e que pode resultar em acidentes, é a utilização de uma ferramenta para um uso específico característico de outra ferramenta.
Sobre a Store Mix Ferramentas
A Store Mix Ferramentas existe desde 2007, nasceu com o nome de Store Mix Brasil comercializando utilidades em geral através de market places como o mercado livre, em meados de 2010 abrimos nossa primeira loja física no município de Santo André - SP, onde mantemos atualmente nosso atendimento pessoal e também nossa operação de e-commerce.
Website:
http://www.storemixferramentas.com.br/