PARIS--(
BUSINESS WIRE)--10 de Julho de 2013--
O Brasil foi escolhido como o país convidado de honra do CARTES Secure Connexions Event 2013, que será realizado de 19 a 21 de novembro de 2013. Para destacar o desenvolvimento de tecnologias inteligentes no país, uma conferência especial organizada em 21 de novembro de 09h30min até as 12h30min, e patrocinado pelo Smart Card Alliance Latin America, se concentrará no tópico "Desenvolvendo a confiança na vida móvel (Building trust in mobile life), o tema principal do CARTES Secure Connexions Event 2013. Antes deste importante compromisso do evento, o CARTES fará um resumo da situação atual das inovações em tecnologias inteligentes no Brasil.
Frequentemente, do ponto de vista do resto do mundo, o Brasil é associado a eventos esportivos, como as próximas Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol. A realidade é, naturalmente, muito mais complexa, já que o Brasil é o berço da inovação na indústria de transações seguras, graças a uma longa tradição em desenvolvimento tecnológico e industrial, com suporte de uma população entusiasta para adotar novas tecnologias.
O Brasil possui a melhor combinação de industriais locais e a presença de participantes internacionais. Isso tudo tem o apoio de um ambiente econômico dinâmico, que leva ao desenvolvimento de diversos aplicativos inovadores no campo de transações seguras, disse Isabelle Alfano, Diretora de Eventos do CARTES.
Por isso, a IntelCav, uma unidade do Inteligensa Group, está entre os dez principais fabricantes de mundo inteiro (
Fonte: The Nilson Report), e apresentará seus produtos e serviços no evento CARTES 2013. A IntelCav desenvolveu uma experiência eficiente na fabricação de cartões inteligentes, assim como no desenvolvimento de aplicativos. Esta empresa é parte de vários projetos em todas as áreas da indústria de transações seguras, com fábricas em São Paulo, Manaus e Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul.
Alta demanda por cartões de débito e crédito
O mercado brasileiro é caracterizado por uma taxa elevada de cartões de pagamento por habitante. Em 2017, a taxa de penetração deverá ser de mais de 300%, demonstrando que o Brasil é o mercado mais dinâmico na América Latina.
De acordo com a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), a base total instalada de cartões de bancos era de 459 milhões no final de segundo trimestre de 2012, com uma taxa de crescimento médio anual de 9%.
No Brasil, a migração EMV (para cartões inteligentes) está decidida e a comunidade financeira decidiu que toda a infraestrutura terá que aceitar os cartões inteligentes, por contato e sem contato. Além disso, as instituições financeiras mais importantes já migraram seus cartões de contato EMV há alguns anos, resultando em um índice de mais de 80% de cartões inteligentes entre os cartões de bancos em 2013, de acordo com a pesquisa do IMS.
Os bancos brasileiros estão em um ambiente altamente competitivo e tendem a demonstrar sua capacidade para inovar através do desenvolvimento de novos serviços, apoiados por cartões inteligentes. Os analistas consideram que a Copa do Mundo e as Olimpíadas serão os principais motivadores para ajudar a desenvolver uma infraestrutura financeira no Brasil e assegurar que, em alguns anos, toda a aceitação dessa infraestrutura tenha sido convertida para aceitar os cartões inteligentes com contato e sem contato.
Apoiando a ampliação da infraestrutura de aceitação e estando especialmente envolvida em cumprir os prazos da copa do mundo de futebol em 2014, sediada no Brasil, e das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, a Ingenico vendeu mais de um milhão de terminais POS no Brasil em 2012. Participantes no mercado brasileiro escolheram soluções de pagamento de alta tecnologia, cada vez mais sofisticadas, para este setor (funções táteis, telas coloridas, móveis e sem contato).
Você sabia?
Com uma alta densidade populacional em áreas urbanas, os sistemas de trânsito de massa são fundamentais para o desenvolvimento da economia brasileira. São Paulo, a maior cidade do Brasil, tem um sistema de metrô de cinco linhas, complementado por uma rede suburbana de 260 km. São Paulo adotou o Bilhete Único, um cartão inteligente de transporte utilizado para o pagamento de tarifas de ônibus, metrô e trens.
Um dos mercados de telefonia móvel no mundo
O Brasil está
com mais de 265 milhões de assinaturas para uma população de 192 milhões de habitantes, e o mercado brasileiro de comunicações móveis adiciona cerca de um milhão de novas assinaturas a cada mês. As operadoras brasileiras recebem um grande apoio dos fornecedores de cartões inteligentes internacionais. Por exemplo, a Oberthur Technologies ativou aproximadamente 30 milhões de cartões SIM, apenas 18 meses depois de um lançamento comercial para a ativação de cartões SIM através de tecnologia OTA (Over-the-Air) com a Vivo, a maior operadora de telecomunicação móvel do Brasil. A Oberthur Technologies implementou sua solução Smart HLR, que permitirá à Vivo ativar 2,5 milhões de cartões SIM por mês.
Novos projetos de identificação do governo
Em 30 de dezembro de 2010, um dia após o fim de seu mandato de oito anos, o presidente Lula participou de uma cerimônia que se focava principalmente no futuro. Ele foi o primeiro brasileiro a receber uma nova carteira de identidade brasileira de alta tecnologia, a carteira número 001. No decorrer dos próximos nove anos, 150 milhões de brasileiros irão se juntar a ele.
O novo cartão de Registro de Identidade Civil (RIC ou Carteira de Identidade) atende aos padrões do governo brasileiro para carteiras de identidade nacionais, que deve conter um aplicativo de identificação electrónica, assim como uma solução Match-On-Card para impressões digitais. O cartão RIC permite a cada cidadão brasileiro ser registrado sob um único número válido em todo o país. Isso elimina um dos maiores riscos à segurança dos documentos atuais de identificação do país, que exigem múltiplas inscrições em vários estados federais, sob diferentes números de registo. O cartão RIC é um cartão híbrido que contém um módulo de contato e um módulo sem contato.
O processo de substituição das carteiras de identidade antigas pelos novos cartões deve demorar mais de uma década para ser implantado em todo o Brasil, com dois milhões de brasileiros recebendo seus novos cartões de identificação.
GD Burti, a subsidiária brasileira do grupo internacional de tecnologia Giesecke & Devrient (G & D), foi qualificada como estando apta a satisfazer os requisitos de segurança para o RIC, os novos cartões de identificação eletrônica no Brasil. A GD Burti recebeu a concessão de certificação pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, a maior autoridade de TI do Brasil. A GD Burti já entregou mais de um milhão de cartões RIC, como parte de um projeto piloto inicial.
Privacidade dos dados
Este cartão RIC permite a identificação inequívoca dos indivíduos, onde as autoridades do estado, como a polícia, serão capazes de digitalizar as impressões digitais de uma pessoa e compará-las com aquelas armazenadas no cartão de identificação dessa pessoa. A Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) garante a segurança adicional, que assegura a autenticidade dos dados armazenados no chip.
A convergência motiva o pagamento móvel
O mercado de convergência no Brasil está se desenvolvendo graças a uma combinação positiva de fatores: operadoras de rede móvel e instituições financeiras competentes, alto nível de penetração dos telefones móveis e cartões de bancos, desenvolvedores de aplicativos locais e a presença de participantes internacionais no setor de transações seguras.
De formação recente, a MFS (Mobile Financial Service), uma joint venture entre a Telefónica e a MasterCard Worldwide, está lançando o Zuum, o primeiro serviço de pagamento móvel do Brasil. O serviço permite aos clientes da Vivo (operadora de rede de telecomunicações móveis da Telefónica no Brasil) ter acesso a uma conta pré-paga nos seus telefones, que permitirá que eles façam a transferência de dinheiro, comprem créditos para os telefones móveis pré-pagos e paguem contas. Os clientes também podem escolher receber um cartão pré-pago da MasterCard, que será conectado à mesma conta pré-paga. Os clientes podem utilizar o cartão para realizar compras em mais de 1,8 milhões de estabelecimentos filiados e retirar dinheiro em caixas automáticos Cirrus. O serviço teve início em maio de 2013, nas cidades do estado de São Paulo e na capital do estado de Minas Gerais e será expandido para outras regiões. A MFS prevê que ele terá cobertura nacional em 2014.
Ao mesmo tempo, os cartões SIM UpTeq NFC e a plataforma Allynis Trusted Service Management (TSM) da Gemalto são a base do primeiro programa móvel de pagamento NFC do Brasil. A TIM Brasil, uma operadora móvel com 70 milhões de assinantes, e o Banco Itaú, um dos maiores bancos do Brasil, estão usando a tecnologia da Gemalto para permitir transações seguras, ao simplesmente agitar o aparelho perto de um terminal de pagamento sem contato. A plataforma TSM da Gemalto permitirá que os serviços NFC sejam integrados e gerenciados de forma segura, em todo o país.
Isabelle Alfano, Diretora do Cartes Secure Connexions Event 2013, ficará feliz em responder qualquer pergunta. Não hesite em entrar em contato conosco.
Permaneça em contato em tempo real e receba as últimas notícias sobre a feira:
- visite o site da Internet: www.cartes.com
- siga-nos no Twitter «@_cartes » e use #cartes2013
- junte-se ao grupo CARTES Events no Linkedin
- faça download do aplicativo móvel MyCARTES
- Junte-se à comunidade CARTES do Facebook:
Sobre o CARTES Secure Connexions Event 2013O CARTES Secure Connexions Event 2013 será realizado no período de 19 e 21 de novembro de 2013 no centro de exibições Paris-Nord-Villepinte. Ele é o principal evento mundial dedicado a garantir o pagamento, identificação e soluções de mobilidade.
Com 137 países representados, 435 expositores e 140 conferências realizadas com a participação de especialistas internacionais, a CARTES Secure Connexions é a principal feira empresarial para todos os participantes neste mercado em constante movimento. Em 2013, na 28a feira CARTES, o Brasil estará no centro do palco.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Contato com a imprensa - ActifinJennifer Jullia+33 (0)1 56 88 11 19orMarie-Caroline Cardi+33 (0)1 56 88 11 13cartes@actifin.fr