Releases 11/06/2015 - 12:28

Por que a hospedagem "do vizinho" é melhor?


(DINO - 11 jun, 2015) - Alguns tipos de serviços que surgiram com a internet ainda sofrem com um certo grau de desconhecimento por parte dos usuários que, por isso, não conseguem ter valores e benefícios claros e constatáveis. Embora a maior parte dos usuários saibam o que um plano de hospedagem compartilhada possui, muitos não têm ideia de quanto devem de fato pagar por 10 GB ou 20 GB de espaço.

Isto ocorre porque quase ninguém sabe como analisar as características do processador e do servidor que abriga esse plano compartilhado, ou simplesmente não pergunta, e canais de atendimento e suporte somente são verificados quando já é tarde demais.

A internet evoluiu e a maioria das pessoas, e quase todas as empresas, utiliza hoje em dia a web para fazer negócios, comprar e vender coisas e se comunicar com clientes, amigos e conhecidos. Ainda assim, serviços de web hosting costumam ser contratados por meio de indicações.

Ainda que isso ocorra em todos os segmentos em maior ou menor grau, antes de embarcarmos em uma recomendação de serviço de hospedagem, devemos nos questionar sobre a pertinência de uma indicação.

- Até que ponto a pessoa que nos indicou o serviço possui, de fato, competência técnica e conhecimento para julgar de forma objetiva os serviços de hospedagem prestados.

- Essa pessoa ou empresa possui um website? Ele é rápido, bem montado e funcional? Embora os atributos de velocidade de um site não estejam diretamente ligados ao serviço de hospedagem, o domínio técnico na hora de criar um site geralmente implica em algum conhecimento mais abrangente em termos de hospedagem.

- Quem fez a indicação está mais preocupado com valores ou qualidade?

Em outras palavras, antes de acatar uma indicação, é preciso verificar se ela vem de uma fonte tecnicamente confiável.

Servidores com segurança e robustez

A Maxihost é uma empresa de serviços na nuvem com a missão de oferecer, no mercado brasileiro, um serviço de excelência, em linha com as melhores empresas e opções de armazenagem e gerenciamento de servidores na nuvem do mundo.
Reconhecida e utilizada por grandes empresas brasileiras, dos setores público e privado, a Maxihost investe continuamente para expandir não apenas seu parque de servidores, todos modernos e contando com a última palavra em termos de tecnologia de processamento e armazenamento de dados.

Migrações são chatas, mas nem tanto assim

Migrar aplicações e bancos de dados imensos na web de uma hospedagem ou servidor para um outro pode parecer uma prática complicada e demorada, mas nem sempre é assim. Principalmente no caso de websites mais simples, construídos puramente em HTML ou em sistemas de CMS populares, como Wordpress ou Joomla, a migração de bancos de dados e temas pode ser bastante rápida quando feita por um profissional mais gabaritado.

O que isso quer dizer? Simples: se você acabou adquirindo um serviço de hospedagem que deixou a desejar, não adie a mudança sob o argumento de que "é difícil". Na verdade, quanto mais você esperar, mais conteúdo e dados provavelmente terá de migrar, e mais tempo gastará na operação.

Fazendo testes

Algumas empresas realmente possuem "um quintal mais bonito" em termos de hospedagem. Mas geralmente isso ocorre após a realização de testes e experiência, boas e ruins, com serviços de host e hospedagem. O fato é que, mesmo dominando os atributos técnicos envolvidos em um serviço dessa natureza, precisamos testar a qualidade de cada um deles para termos certeza de que são as opções certas.

A recomendação aqui é usar de seus blogs, websites e páginas pessoais para testar o maior número possível de serviços de hospedagem, antes mesmo de decidir por uma contratação ou migração dos sistemas de sua empresa. Somente desse modo você poderá julgar com propriedade os atributos técnicos e também o desempenho de cada um desses serviços na prática, onde os problemas realmente ocorrem.

Suporte é o berço de tudo

Empresas que não possuem políticas claras de atendimento e suporte podem até mesmo ter uma boa base tecnológica, mas isso não as impedirá de passar momentos de raiva, indignação e frustração na hora em que um problema ocorrer.

Tentativas de invasão, atualizações de softwares, versões de Apache e PHP e outros problemas que podem ocorrer de forma corriqueira precisam ser resolvidos rapidamente pelo suporte da empresa de hospedagem, antes que sua empresa comece a perder tempo e dinheiro na operação.

A dica é verificar, antes mesmo de fechar negócio ou contratar, quais são os canais de atendimento e suporte de cada uma das empresas de hospedagem que você pesquisou e, se possível, realizar testes efetuando ligações e enviando e-mails, para comparar o tempo de resposta de cada um deles.