Releases 11/06/2015 - 12:22

Plataforma recorde de arrecadação no Brasil revela checklist para criar uma campanha de Financiamento Coletivo de sucesso


São Paulo - SP--(DINO - 11 jun, 2015) - Então, você tem uma boa ideia ou projeto e quer transformá-lo em realidade através do financiamento coletivo ?

Financiamento coletivo é quando várias pessoas se identificam com o seu projeto e resolvem contribuir financeiramente para que ele saia do papel. Baseado na economia colaborativa, tem como fundamento a premissa de que juntos todos podem conquistar seus objetivos.

Não existe uma quantia fechada, cada um colabora com a quantia que desejar. É uma contribuição em troca de uma recompensa. Aliás, esta é outra marca do financiamento coletivo, todos os contribuidores recebem uma recompensa ? pode ser um agradecimento em rede social, um CD, uma camiseta personalizada, ingresso para shows, entre outros .

É simples, você cria uma campanha de arrecadação de fundos e as pessoas que gostarem de seu projeto, contribuem para que você possa lançá-lo. Não importa qual é o seu projeto, se você necessita de dinheiro para tirá-lo do papel, pode criar a sua campanha de arrecadação na Kickante http://www.kickante.com.br/crie , a maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil. E sabe o melhor? Não tem burocracia!

Confira já o checklist com os itens que você deve levar em consideração ao criar uma campanha de arrecadação e tire seus projetos do papel!

TÍTULO DA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO
Pense com atenção no título de sua campanha, afinal, ele será a primeira informação visualizada na página da campanha, nas redes sociais e também nos sites em que você compartilhá-la. Ele deve ser curto, direto e capaz de "vender" a sua campanha rapidamente. Em poucas palavras, você deve explicar qual é o objetivo de sua campanha e também convencer e convidar o leitor a clicar.

RECOMPENSAS DA CAMPANHA
Recompensas são o diferencial de sua campanha de financiamento coletivo e, muitas vezes, são determinantes para o sucesso de uma campanha. Pense em algo criativo e generoso. Nem sempre tem a ver com algo físico, mas pense em algo que proporcione uma experiência incrível para o seu contribuidor (pode ser um encontro com o artista ou um hangout, por exemplo).

Sugerimos incluir de 3 a 6 recompensas, uma para cada valor de contribuição. Comece com uma recompensa para contribuições de R$ 10 e termine com recompensas para contribuições VIP ou de empresas, cujo valor pode ser superior a R$ 15 mil, dependendo do projeto.

TEXTO E LAYOUT DA CAMPANHA
É hora de criar um super texto para defender o seu projeto. Você deve explicar porque o seu projeto é tão importante e merece cada contribuição. E também, fale o que fará com o dinheiro arrecadado e, principalmente, se sua campanha for flexível (onde você leva o dinheiro mesmo se não arrecadar o valor total da meta), como usará o dinheiro adquirido para iniciar o projeto.

Conte sobre a sua história e sua experiência profissional, as pessoas gostam de saber quem está por trás do projeto, para quem eles darão dinheiro. Coloque imagens, gráficos, vídeos, tudo que possa enriquecer a página de sua campanha de financiamento coletivo. Crie um vídeo de apresentação e se apresente para o público!

MÍDIAS SOCIAIS
As mídias sociais são fundamentais para a sua campanha. Você deve inclui-las na página de sua campanha para que seus possíveis contribuidores o conheçam e tenham mais confiança para contribuir.

Após o lançamento, use as mídias sociais também em seu planejamento de marketing da campanha. Para algumas campanhas, as mídias sociais, principalmente o Facebook, são os canais mais importantes e os que mais trazem retorno de contribuições podendo representar até 90% de todo o valor arrecadado.

PRAZO DA CAMPANHA
Estabeleça um prazo para a sua campanha de financiamento coletivo. Geralmente, as plataformas possuem o prazo máximo de 60 dias.

Não coloque um prazo muito curto (menos de 30 dias), pois pode não dar tempo de sua campanha ganhar força e receber o máximo de contribuições. Mas, também não coloque um prazo muito longo, pois muitos contribuidores podem pensar "ah, tem muito tempo, depois eu volto para contribuir" e acabam esquecendo. Mantenha um prazo ideal levando em conta o seu projeto e quanto precisa arrecadar.

META DA CAMPANHA
Escolha uma meta realista, o mínimo que você precisa arrecadar para lançar seu projeto. Com uma meta realista, você se sentirá mais motivado para alcançá-la e também poderá adquirir mais contribuições de pessoas que sentirão que seus R$ 10, R$ 20 farão a diferença.

Ao decidir a sua meta, faça um cálculo rápido:
Custos para a produção do seu projeto (produzir livros, show, filme?);
- Custos para a produção e envio das recompensas (brindes, itens personalizados, CDs..)
- Inclua sempre também a taxa da administrativa da plataforma de financiamento;
- Para finalizar o custo total, adicione percentual para margem de erro.
Somando estes valores, você chegará ao valor líquido necessário que precisa arrecadar.

Ficou animado? Então, crie já a sua campanha de financiamento coletivo na Kickante através do link http://www.kickante.com.br/crie e realize seus projetos! A plataforma possui um time apaixonado por crowdfunding e arrecadação digital esperando por você!
Website: http://www.kickante.com.br/