Florianópolis, SC--(
DINO - 28 jun, 2017) - As escolhas sobre o futuro, por envolverem tantas responsabilidades e expectativas, geralmente não são fáceis de serem tomadas, mas com autoconhecimento sobre suas capacidades e necessidades, você tem mais chances das suas decisões trazerem melhores resultados e serem mais assertivas.
A escolha do curso que você irá fazer com certeza envolveu muita pesquisa e reflexão, no entanto, muitas vezes a escolha sobre a faculdade na qual irá estudar é deixada em segundo plano, apesar de ser uma decisão tão importante quanto a escolha do curso, pois ela influencia seu futuro e pode ser determinante para seu sucesso.
A instituição certa para você precisa estar adequada às suas expectativas, oferecendo ensino de qualidade. Uma das principais formas de analisar a qualidade da faculdade é a partir da nota do MEC (Ministério da Educação). Também outras questões práticas devem ser levadas em conta, como, por exemplo, considerar o tempo de deslocamento até a faculdade e a infraestrutura que ela oferece.
Veja 4 dicas sobre o que deve ser considerado para escolher a melhor faculdade para você:
Avaliação do MEC
Analisar a nota atribuída à faculdade pelo Ministério da Educação é um meio importante de saber como é a qualidade da instituição, qualidade essa relacionada tanto ao ensino, quanto a estrutura que oferece e também do seu projeto pedagógico, entre outros fatores.
Há dois tipos de notas de avaliação: CPC (Conceito Preliminar de Curso) é uma nota relacionada a um curso em específico da faculdade. IGC (Índice Geral de Cursos) é a nota da instituição relacionada a todos seus cursos, da graduação e pós-graduação, estrutura e recursos didático-pedagógicos, entre demais itens analisados pelo MEC para compor a nota.
O principal mecanismo utilizado pelo MEC para basear sua avaliação é o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Ele é aplicado pelo ministério aos concluintes do curso e avalia o desempenho dos formandos em cada curso específico. A partir da nota que o curso tira no ENADE, são formados o CPC e IGC.
A nota dos índices CPC e IGC vão de 1 a 5. É considerada de qualidade insuficiente pelo MEC, a instituição que obtêm nota menores do que 3, já a nota 3 é considerada regular. As faculdades que têm notas 4 e 5, possuem os melhores cursos e são uma garantia de qualidade para o aluno.
Localização
Esse é um fator importante para analisar ao escolher a faculdade, principalmente se você mora em uma cidade onde é difícil se deslocar para grandes distâncias. Gastar até 4 horas no trajeto de ida e volta pode ser uma desvantagem, pois além de ficar exausto no dia a dia, ainda terá pouquíssimo tempo para estudar e se preparar para as provas e trabalhos. É importante também observar quanto esse deslocamento (de carro, transporte público) vai pesar em seu orçamento.
Uma boa alternativa é optar por uma faculdade que seja próxima à sua casa, pois além de otimizar seu tempo também pode reduzir seu gasto com transporte. Outra vantagem é que você não terá que pegar tanto trânsito, o que geralmente é um fator que gera estresse.
Infraestrutura, ambiente e professores
A infraestrutura da faculdade (laboratórios, equipamentos, salas de aula, biblioteca) é outro ponto que deve ser levado em conta na hora de escolher o curso. Também outras questões relativas ao ambiente da instituição, desde espaço para descanso até área de convivência, são detalhes que influenciam no dia a dia dos alunos.
Afinal, esse é o lugar onde você vai ficar por 4 ou 5 anos da sua vida, então você precisa que seja um ambiente agradável e com estrutura adequada para atender suas demandas relacionadas ao curso. Visitar as instituições é uma boa forma de conhecer melhor as faculdades, o que ajuda a tomar sua decisão.
Aproveite essa oportunidade para conhecer melhor também o corpo docente da faculdade. Se a visita não for viável por questão de tempo, é possível fazer pesquisas nos sites das faculdades para obter este tipo de informação relacionada à infraestrutura e professores. Conhecer com antecedência a instituição evita surpresas e sua escolha será mais consciente.
Oportunidades além do curso
No mercado de trabalho atual ter ensino superior é um ótimo ponto de partida, no entanto, realizar outras atividades e projetos durante a graduação faz com que você se destaque dentre outros candidatos com a mesma formação. Por isso, na hora de escolher sua faculdade é preciso analisar que tipos de oportunidades além do curso ela oferece aos estudantes. Como, por exemplo, projetos de extensão que coloquem em prática o que é aprendido no curso ou mesmo parcerias com empresas que aproximem seus alunos da prática profissional e do mercado de trabalho.
Com todas essas dicas você estará mais preparado para escolher sua faculdade de forma mais consciente, objetiva e que gere melhores resultados para seu futuro.
Conheça melhor a FATENP (Faculdade de Tecnologia da Nova Palhoça): excelente estrutura para atender os alunos, desenvolve projetos de extensão que têm impacto positivo em Palhoça, SC, e recebeu nota 4 do MEC, colocando a instituição entre as melhores do país.
Saiba mais em
https://www.fatenp.com.br/Website:
http://www.fatenp.com.br/