Releases 31/03/2016 - 14:14

Rio Grande do Sul e os simuladores de direção: vamos olhar para esse exemplo


(DINO - 31 mar, 2016) - Por Sheila Borges

Nem todos sabem, mas o primeiro estado brasileiro que implementou o uso de simuladores de direção veicular como parte do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi o Rio Grande do Sul.

E não foi fácil. Os mesmos desafios que alguns estados do Brasil têm enfrentado hoje foram vivenciados pelos gaúchos. Uma série de providências são tomadas para garantir segurança e fluidez no processo de integração dos sistemas dos Detrans e empresas de processamento de dados de cada estado, e como toda grande implementação que envolve alta tecnologia e gestão de dados, testes e muita interação humana, há dificuldades no período de adaptação.

É natural que os Centros de Formação de Condutores (CFCs), ao enfrentarem uma mudança dessa magnitude, tenham dúvidas e incertezas.

Diante deste cenário, todos os envolvidos decidiram atuar juntos, com o mesmo objetivo. CFCs, alunos, empresas fornecedoras, Detran e Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uniram-se para solucionar os problemas. Em pouco tempo, os resultados vieram e foram surpreendentes.

Depois de um ano de utilização dos simuladores de direção, o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul (SindiCFC-RS) realizou estudos e pesquisas e comprovou que os novos motoristas gaúchos estavam não apenas mais bem preparados, como também haviam reduzido seus custos com a obtenção da CNH, uma vez que o número de aulas extras e remarcação de exame, por reprovação, diminuiu significativamente.

Hoje, o estado é um exemplo de como os simuladores são capazes de transformar a educação no trânsito, contribuindo para a formação de motoristas mais conscientes e preparados. Graças a experiência do Rio Grande do Sul, o debate sobre os simuladores foi aberto em todo o Brasil.

Se todos os estados brasileiros atuarem em conjunto com seus respectivos sindicatos, Detrans, autoescolas e empresas, conquistaremos, em pouco tempo, a mesma experiência positiva vivenciada em terras gaúchas.

Sheila Borges é diretora de operações da ProSimulador, uma das empresas homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para fornecer simuladores de direção veicular para os Centros de Formação de Condutores (CFCs) de todo o Brasil.