Releases 11/11/2016 - 16:38

Cineastas conversarão com o público na MOSTRA VII: Brazilian Film Series


São Paulo/SP--(DINO - 11 nov, 2016) - A Mulher e o Esporte são dois temas presentes na Edição São Paulo da MOSTRA VII: Brazilian Film Series, que começa no próximo dia 24 e vai até o dia 30, no Espaço Itaú de Cinema ? Augusta e no Cine Matilha, com sessões gratuitas. Para conversar com o público, após as sessões, entre os presentes, estarão os diretores Marcelo Mesquita ("Paratodos"), dia 28/11, Mauricio Nahas ("Do Pó da Terra"), dia 29/11 e Marina Person ("Califórnia"), no encerramento, dia 30/11. Os bate-papos acontecem sempre no Espaço Itaú de Cinema ? Augusta.

Entre os filmes de ficção e documentários que o público poderá assistir está o excelente "Nise: O Coração da Loucura", de Roberto Berliner, que retrata a luta da psiquiatra Nise da Silveira (Glória Pires), que tenta recuperar os pacientes de um manicômio através da arte. Detalhe: a época é a década de 1940, quando sua condição de mulher faz com que ela não seja levada muito a sério pelos colegas, todos médicos homens, que adotavam o eletrochoque e a lobotomia, práticas comuns no tratamento dos internos.

Outra produção que revela a luta da mulher em situações adversas é o ótimo documentário "Do Pó da Terra", de Maurício Nahas. O filme revela o dia da dia do trabalho das artesãs no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. São obras de barro, que nascem do pó da terra, e transformam a vida de várias mulheres e da comunidade onde vivem na luta pela sobrevivência e para serem reconhecidas como artistas.

A estreia de Marina Person como diretora do longa-metragem de ficção "Califórnia" também mereceu destaque. Marina esteve na MOSTRA VII, em Chicago, quando conversou com universitários sobre o seu filme, que trata das expectativas de uma adolescente que vive os conflitos típicos da idade, de identidade, amizade e no amor.

Já a escolha do documentário "Paratodos", de Marcelo Mesquita, aproveitou a realização em setembro dos jogos paralímpicos, no Rio de Janeiro. O filme lança a discussão sobre a visão da sociedade sobre os atletas portadores de deficiência. A direção de Mesquita mergulha no cotidiano de alguns dos principais atletas paralímpicos brasileiros para investigar os bastidores do esporte de alto rendimento e discutir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

Para acompanhar a programação completa da MOSTRA VII: Brazilian Film Series ? Edição São Paulo, acesse: www.mostrafilmseries.org/saopaulo
Website: http://www.mostrafilmseries.org/saopaulo