Releases 27/01/2016 - 15:09

Pesquisa inédita apresenta dados sobre consumo de calçados no Brasil


São Paulo, SP.--(DINO - 27 jan, 2016) - Adquirida em conjunto pela Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) e Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a pesquisa sobre consumo de calçados no Brasil, desenvolvida pela Kantar Worldpanel, teve seus primeiros dados revelados na palestra de encerramento do Congresso Brasileiro do Calçado (dia 9 de janeiro), evento que ocorreu na véspera da Couromoda 2016, feira realizada de 10 a 13 de janeiro, no Expo Center Norte, na capital paulista.

A executiva da Kantar, Thais Ribeiro, e o presidente da Ablac, Imad Esper, apresentaram os dados do estudo que fez a análise comparativa do consumo de calçados entre 2014 e 2015. Conforme Thais, a pesquisa contínua tem por principal objetivo entender, nos mesmos domicílios, o comportamento de compra espontâneo do consumidor.

O levantamento teve uma amostragem de 11.300 lares, que representam estatisticamente 81% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo do Brasil. Volume e valor, market share, volume médio por ida ao PDV, volume médio por lar, preço médio pago, gasto médio, tíquete médio, frequência de compra e penetração são algumas das informações regulares fornecidas pelo painel de domicílios.

O estudo apontou que 77% dos lares brasileiros compraram pelo menos 1 par de calçados em 2015 e o preço médio dos artigos ficou em R$ 55,60. No comparativo entre 2014 e 2015, houve aumento de 3,4% no número de compradores, porém o volume de calçados adquiridos caiu 8,3% e o valor gasto recuou 12,5% no período.

"Calçado Brasileiro, o Melhor Presente"

Ablac e Abicalçados pretendem retomar e fortalecer a campanha "Calçado Brasileiro, o Melhor Presente", uma vez que a pesquisa revelou que parte expressiva dos artigos é adquirida com este propósito: feminino (17,9%), infantil (26,7%), esportivo (11,6%) e masculino (14,7%). Thais ressaltou, porém, que o comportamento de compra varia bastante quando analisados o tipo de calçado e o preço médio pesquisados. Dando um norte para as compras de lojistas, o painel apontou os segmentos que registram incremento: femininos, nas faixas de preços entre 55 e 69,99 reais (+ 2,0%) e entre 70 e 99,99 reais (+7,8%); infantis na faixa de preço entre 55 e 69,99 reais (+0,8%); esportivos nas faixas de preços entre 55 e 69,99 reais (+4,4%), entre 70 e 99,99 (+21,3%) e entre 100 e 129,99 reais (+7,6%); e masculinos nas faixas de preços entre 70 e 99,99 (+28,0%) e entre 130 e 149,99 (+9,9%).

Regiões e períodos em destaque

Nas regiões, destaque para a Grande Rio de Janeiro, que registrou crescimento de 2,04% no preço médio e de 1,71% na penetração, que também registrou alta no interior de São Paulo e na Região Sul.

O painel também apontou os meses em que os entrevistados mais adquiriram calçados. Dezembro (16,5%), novembro (9,2%) e janeiro (8,4%) são os meses de maiores vendas, seguidos por julho (8,4%) e maio (8,2%). Já quando o assunto são as promoções, os meses de maior destaque são janeiro, maio e setembro.

A pesquisa pode ser adquirida pelos lojistas que já são sócios ou que associem-se à Ablac. Interessados devem entrar em contato através do e-mail wesley.barbosa@ablac.com.br
Website: http://www.gbmcomunicacao.com.br/ablac/