Releases 23/03/2015 - 14:16

ORIA realiza reestruturação e reposiciona produtos para atender consumidores que buscam alimentação saudável


(DINO - 23 mar, 2015) - Presente no mercado há mais de dez anos, a Oria ? www.oria.com.br - , empresa paulista especializada em comidas artesanais e resfriadas, realizou importantes mudanças organizacionais com o objetivo de conquistar novos públicos, principalmente das classes A e B, e ampliar sua atuação no mercado.

A reestruturação teve início com a chegada de novos sócios, em 2013. "A empresa precisava se reestruturar para continuar crescendo organicamente e essas mudanças se tornaram necessárias", comenta Felipe Oria, sócio fundador da Oria.

O primeiro passo da reestruturação da empresa foi aprimorar sua gestão e governança. Houve a profissionalização total da empresa com a incorporação de um rigoroso controle de gastos, otimização da produção, controle da qualidade e metas para área comercial. Além disso, foram melhorados os processos e protocolos na sua unidade fabril, o que permitiu uma excelência na qualidade aliada à regularidade da produção.

Após as primeiras mudanças estruturais, a Oria analisou seu mix de produtos para alcançar os objetivos de conquistar novos públicos e aumentar sua atuação no mercado de comidas artesanais. Foram incluídos vários outros pratos, que junto aos campeões de venda, risotos e massas, totalizam 73 opções de refeições aos consumidores.

O reposicionamento da marca, a partir dos novos produtos, provocou na Oria outra mudança importante: a nova identidade visual. O principal desafio era apresentar um novo conceito e nova identidade visual "Foi preciso deixar para trás a imagem de empresa de cozinha caseira para criamos uma identidade visual que remetesse a uma indústria de alimentos artesanais" ressalta Felipe. A partir desta premissa, surgiram as pinturas de aquarela para ilustrar as embalagens. "Quisemos transmitir já nas embalagens o nosso principal conceito: comidas caseiras, artesanais e confortantes", conclui Felipe.

PRODUTOS CONFORTANTES
A Oria aprimorou os métodos de preparo dos seus pratos utilizando técnicas modernas de engenharia alimentar como o forno combinado (Cook and Chill) e do Ultracongelamento (Fresh Frozen). "Está comprovado cientificamente que esse método preserva todos os nutrientes do alimento exatamente logo após a cocção do mesmo, além de suas características convencionais, como sabor, cor, aroma e textura. Ou seja, nutricionalmente falando é idêntico ao feito na hora!", destaca Felipe Oria. Hoje, a empresa fornece seis linhas de refeições: rissottos, massas, pratos "dia a dia", pratos light, sopas e pratos "single". Ao todo, o novo cardápio oferece 73 opções que variam entre R$ 14,00 a R$ 25,00. "Conseguimos estabelecer um patamar de valores que nos permite afirmar que praticamos um preço médio dentro da categoria que atuamos" completa Felipe.

SOBRE A ORIA
Fundada em 2003, a Oria é uma empresa especializada na fabricação de comidas artesanais e resfriadas sem a utilização de conservantes, que fornece pratos artesanais para clientes que buscam a praticidade de pratos prontos, sem abrir mão do sabor de comida caseira.

No Varejo, os produtos da marca podem ser encontrados no St. Marché, Luzita Supermercado, Madrid Supermercados, Empório Santa Maria, Casa Santa Luzia, Varanda Frutas, Zaffari, Padrão Supermercados e Pão de Açúcar, sacolões, hortifrútis, lojas de congelados e de produtos naturais. Além destes pontos de venda, os produtos também são comercializados no Food Service para restaurantes, lojas de conveniência, cafés, hotéis e flats.