São Paulo/SP--(
DINO - 25 jan, 2018) - A startup iMoving, marketplace que opera por meio de uma plataforma tecnológica conectando empresas de mudanças e consumidores em busca da contratação de serviços de transporte de mudanças, publicou seus novos aplicativos na Apple Store e na Google Play, disponíveis para iPhones, iPads e dispositivos com Android. A grande novidade dos apps gratuitos da plataforma de mudanças é o sistema de coleta de informações do inventário de mudanças do cliente, até então algo inédito no país e peça-chave da inovação.
Atualmente no Brasil, só existem 2 formas de um cliente receber um orçamento de uma transportadora de mudanças: a) uma empresa manda um funcionário orçamentista na casa do cliente verificar tudo o que será transportado, b) o cliente preenche um enorme formulário enorme com todos os objetos da mudança.
Segundo Roger Madeira, o executivo que comanda a operação no país, "Na primeira forma, quando um funcionário orçamentista vai na sua residência, é um estranho que descobre onde você mora, se você tem câmeras, se tem alarme contra furto, percebe tudo o que você tem de valor dentro de casa, descobre seu nome, telefone e o tamanho da sua família, algo extremamente perigoso nos dias de hoje considerando que essas são informações muito sensíveis. Na segunda forma, o cliente é obrigado a responder uma lista enorme de perguntas e detalhar absolutamente tudo o que precisa transportar, para só então receber um orçamento de mudança. Para permitir que a transportadora saiba com exatidão tudo o que será transportado sem ter acesso às informações sensíveis da pessoa, ao mesmo tempo que não aborrecemos o cliente com o preenchimento de um formulário gigantesco, o iMoving desenvolveu algo inédito no país: o inventário fotográfico."
Na primeira forma, a inovação não permite que a transportadora envie um funcionário orçamentista até a residência do cliente para inventariar a mudança, objetivando a eliminação do risco dessa visita, o custo para a transportadora, a demora no agendamento e a disponibilidade do cliente, além da obrigatoriedade da vistoria para a obtenção segura de um orçamento de mudança.
Na segunda forma, a plataforma não obriga o cliente a preencher um formulário enorme de inventário de mudança com todas as perguntas necessárias para que as transportadoras possam enviar um orçamento justo, com a segurança de que o cliente não esqueceu nenhum item ou não deixou um cômodo de fora de propósito.
Para solucionar esse problema, o iMoving passou os últimos 7 meses desenvolvendo um sistema inédito de envio de inventários de mudanças para as transportadoras, capaz de impedir a visita do funcionário orçamentista à residência do cliente ao mesmo tempo em que não obriga o usuário a preencher um formulário de inventário gigantesco. E o resultado foi a criação de um inventário fotográfico embutido nos aplicativos da inovação.
Nas palavras do presidente da plataforma, "A primeira e a segunda forma criam mais problemas do que soluções tanto para a transportadora quanto para o cliente. Na primeira, há o custo do funcionário orçamentista, que acaba sendo transferido para o preço da mudança, mas há também o risco que o cliente corre ao receber um estranho em sua casa para verificar os itens que serão transportados, além da disponibilidade do cliente para agendar essa visita, entre vários outros problemas. Na segunda, quando a transportadora passa um preço a partir do recebimento de uma lista com todos os itens a serem transportados, tanto a empresa de mudanças pode ser prejudicada se o cliente não declarar todos os objetos da mudança, quanto o próprio cliente, se a transportadora dobrar o preço do serviço contratado durante a execução sob a alegação de que o cliente não declarou tudo que tinha ou então afirmar que a mudança está sendo muito mais difícil ou demorada do que parecia."
A inovação da plataforma ainda gerou um benefício extra para os clientes e para as transportadoras: o inventário fotográfico cria provas documentais em caso de danos ou avarias à itens da mudança do usuário, como por exemplo, comprova se um refrigerador estava arranhado antes da mudança ou se foi arranhado acidentalmente durante o transporte, entre outras várias possibilidades.
Sobre o iMoving
O iMoving é uma plataforma tecnológica que conecta transportadoras e consumidores em busca da contratação de serviços de transporte de mudanças, cuja proposta é tornar o processo de mudança de residência mais fácil, rápido, barato e seguro para o consumidor, ao mesmo tempo em que gera um volume maior de negócios para as transportadoras. Lançada em 2011 nos Estados Unidos, chegou a intermediar a realização de 7 milhões de mudanças em 11 meses. A versão brasileira recebeu R$ 3 milhões de investimentos e conta com um servidor de Machine Learning com Inteligência Artificial e Big Data, capaz de comparar milhares de orçamentos de mudanças com base em mais de 12 mil datapoints diferentes. Seus aplicativos são gratuitos e podem ser encontrados no endereço:
https://www.imoving.com.brWebsite:
https://www.imoving.com.br