Releases 08/03/2016 - 14:41

José Borghi comenta sobre a importância de entender o consumidor digital


São Paulo--(DINO - 08 mar, 2016) - Nos dias de hoje, compreender a fundo o comportamento dos consumidores que utilizam o meio digital como principal plataforma de compra é possivelmente o maior desafio para as grandes marcas e empresas. Tanto pela velocidade com que as informações são atualizadas minuto a minuto, como também pela agilidade com que os internautas navegam na web, utilizando o recurso multi-telas sempre que perdem o interesse naquilo que está em destaque. Dessa forma, a grande questão é: o que é preciso fazer para atender às demandas desse novo tipo de consumidor, que está sempre conectado

Atualmente, a pesquisa comportamental é um dos métodos mais buscados pelas empresas, pois através dela, é possível conseguir alguns insights importantes no que diz respeito a entender melhor o comportamento dos seus consumidores, comenta José Borghi, CEO da Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe. Os resultados de uma pesquisa comportamental são capazes de dar uma percepção mais ampla para a empresa e fornecer determinadas informações específicas sobre o seu público alvo.

A realização desse tipo de pesquisa exige o emprego de determinados recursos e investimentos para que a metodologia seja apurada e consiga gerar o resultado esperado. O primeiro passo, é entender quais são as carências que aquele determinado público alvo possui. Feito isso, se torna mais fácil de traçar os objetivos e elaborar um briefing que consiga trazer as informações necessárias para se estruturar os questionários, a definição do target e a amostragem da pesquisa, noticia o executivo José Borghi, da Mullen Lowe.

Após ter briefing em mãos com todos os objetivos alinhados, basta dar início ao processo de aplicação na amostragem previamente definida. Nesse caso, é importante ressaltar a eficácia que a adoção de um focus group tem a oferecer, pois com a utilização desse método, o público-alvo se mostra mais interessado em relação à pesquisa e demonstra uma maior propensão a fornecer informações valiosas e essenciais, que podem ser bastante vantajosas para a marca que está desenvolvendo a pesquisa, comenta José Borghi, da antiga Borghi Lowe.

Após todo o trabalho de campo e o processo de tabulação das informações coletadas ser encerrado, é preciso iniciar a análise do imenso fluxo de dados gerados e, finalmente chegar as devidas conclusões sobre o comportamento dos consumidores digitais daquela marca.

O compartilhamento desse tipo de informação com o mercado publicitário é capaz de garantir uma melhoria imensurável na comunicação entre as empresas e os seus consumidores, informa José Borghi, sendo essa uma importante ferramenta para que as agências e os anunciantes consigam entender quais são as motivações do seu público-alvo, para, consequentemente, criar campanhas e comerciais que consigam ir ao encontro dos seus desejos. Dessa forma, o marketing da empresa apresentará resultados ainda mais eficazes do que o imaginado, e o investimento feito para o desenvolvimento da pesquisa comportamental será rapidamente recuperado através do aumento das vendas gerado por essa publicidade positiva e certeira.