Uberlândia, MG--(
DINO - 05 jan, 2016) - Milhares de pessoas recebem informações de todo tipo, o tempo todo e o volume de trabalho é cada vez maior, com isso, o tempo para pensar em soluções inovadoras é, por outro lado, ainda mais escasso. Muitas vezes, o trivial é utilizado como paliativo, porém, o problema ainda está lá, para ser resolvido.
De acordo com especialistas em ferramentas de inovação, os princípios básicos para se obter ideias inovadoras é a junção de alguns fatores que envolvem empatia, junção de pessoas com experiências diferentes e o encorajamento da produção de ideias. Cleiton Campano, publicitário e thinker designer da agência Inspire, explica que as ideias podem surgir individualmente, mas elas se desenvolvem em conjunto, na maioria das vezes.
Uma das ferramentas mais utilizadas para encorajar a produção de ideias é o brainstorming ou tempestade de ideias. O brainstorming é uma ferramenta de co-criação que surgiu na década de 30 com o publicitário americano, Alex Osborn, que tem como principal objetivo, criar um ambiente onde "chovam ideias". Essa metodologia visa a junção de pessoas com diferentes experiências e repertórios que buscam solucionar problemas ou, simplesmente, ter novas ideias sobre qualquer coisa.
Jayr Motta desenvolvedor web e sócio-diretor da startup Transpire utilizou a metodologia de brainstorming para desenvolver uma marca para um novo serviço e explica que o processo é excelente, pois consegue juntar várias competências, experiências e criatividade para a co-criação de algo que deve durar, pela sutileza e profundidade que esta ferramenta alcança.
Website:
http://www.inspiredialogos.com.br/