Releases 09/09/2016 - 15:29

Audiência da TV por assinatura sobe 36% em dois anos e bate novo recorde durante Olimpíada


São Paulo/SP--(DINO - 09 set, 2016) - A TV por assinatura bateu um novo recorde de audiência em 2016: mais de 2,7 milhões de pessoas sintonizadas por minuto em canais pagos durante a semana de 15 a 21 de agosto, reta final dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em 2014, essa mesma 34ª semana do ano teve uma audiência média de 1,9 milhão de telespectadores por minuto, o que representa um crescimento de 36% em dois anos*. Em relação às seis semanas anteriores em 2016, o aumento de audiência da TV paga foi de 6%**.

Com isso, a TV por assinatura bate um recorde histórico pela segunda vez no mesmo ano. No primeiro trimestre de 2016, os canais pagos já haviam somado uma média de 2,2 milhões de pessoas sintonizadas por minuto, mais que o dobro do registrado em 2013***. Os dados são do Kantar IBOPE Media.

Roberto Nascimento, coordenador do Comitê de Publicidade da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), ressalta o impacto da mais completa cobertura dos Jogos Olímpicos, com dezenas de canais pagos transmitindo pela primeira vez competições de todas as modalidades. "O excelente trabalho dos programadores de TV paga garantiu uma experiência única ao consumidor, tanto pela oferta de canais e conteúdos quanto pelos formatos de cobertura e equipes envolvidas", afirma.

No entanto, Nascimento destaca ainda que outros canais, sem programação esportiva, também bateram recordes de público nas últimas semanas, o que demonstra uma tendência de crescimento da TV paga no Brasil.

Outro dado positivo para o setor de TV por assinatura no Brasil é a base de assinantes, que apresentou leve recuperação nos últimos dois meses, chegando a 18,92 milhões de assinantes em julho, de acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O crescimento da base de assinantes dos últimos anos também se reflete na medição de audiência. "Em 2014, 1 ponto de audiência no universo de pessoas com TV por assinatura equivalia a 298 mil pessoas sintonizadas por minuto somente em canais pagos, enquanto em 2016 este mesmo ponto equivale a 346 mil pessoas sintonizadas por minuto****", explica o executivo, que também é vice-presidente de Vendas de Publicidade da Discovery Networks Brasil.

Para Nascimento, a tendência é que o consumo de TV por assinatura continue crescendo. "Se, ao longo do período mais crítico da crise econômica, os índices de consumo não recuaram, parece pouco provável que isso venha acontecer agora", acredita.


*Fonte: Kantar IBOPE Media MW Brasil - 2001 até 2013 (9 mercados), 2015 até semana 34 de 2016 (15 mercados) - Universo total (pessoas 4+ anos com e sem Pay Tv) - Total do dia (0600-3000) - Dados de crescimento: semana34 2016 vs. semana 34 2014 - Rat# - - O Kantar IBOPE não verifica os cálculos manuais.
**Fonte: Kantar IBOPE Media MW Brasil 15 mercados - semana 34 de 2016 vs. 6 semanas anteriores - Universo total (pessoas 4+ anos com e sem Pay Tv) - Total do dia (0600-3000) - Rat# - - O Kantar IBOPE não verifica os cálculos manuais.
***Fonte: Kantar IBOPE Media MW Brasil - todos os trimestres de 2001 até 2013 (9 mercados), 2015 até primeiro trimestre de 2016 (15 mercados) - Universo total (pessoas 4+ anos com e sem Pay Tv) - Total do dia (0600-3000) - Rat#
****Fonte: Kantar IBOPE Media MW Brasil - 2014 e 2016 (15 mercados) Janeiro a Junho - Total Universo com Pay TV (pessoas 4+ anos com pay tv) - Total do dia (0600-3000) - rat# e rat% - O Kantar IBOPE não verifica os cálculos manuais.

Website: http://abta.org.br/