Releases 04/03/2016 - 12:45

Quem possui Cursos Técnicos conta com oportunidades de empregos em época de Crise


Brasília, DF--(DINO - 04 mar, 2016) - Em épocas de crise encontrar um emprego é uma tarefa extremamente complicada. Para conseguir isso alguns profissionais investem em formação, cursos de idioma, livres e outros para que consigam se reinserir no mercado após perder o emprego. E os cursos técnicos? Será que valem a pena e ajudam na busca pelo emprego?

Curso técnico é um diferencial

Diferente dos cursos de graduação, que possuem duração de pelo menos quatro anos, os técnicos são de curta duração, portanto úteis quando o objetivo é encontrar emprego no curto prazo.
Além disso os cursos possuem uma enorme variedade e são focados em suas áreas. Alguém que faça técnico em logística terá conhecimento específicos de sua área e também conhecerá os processos através de aulas práticas, o que é um grande diferencial já que o profissional sai preparado para exercer suas atividades.
Além disso muitas empresas procuram profissionais com esse tipo de formação para complementar o ensino médio ou a graduação. Segundo o Senai 70% de quem é formado em curso técnico consegue emprego logo ao se formar e que também são demitidos em menor quantidade do que quem não fez o curso.
Outra pesquisa, agora da Fundação Getúlio Vargas, mostra que quem realizou o curso técnico tem uma chance bem maior de conseguir emprego com carteira assinada, 38% a mais. Para complementar essa vantagem os formandos de técnicos também recebem um salário em média 13% maior.
Mais uma vantagem que esse tipo de formação tem sobre a convencional graduação é o fato de poder ser feito antes mesmo de completar o ensino médio. Em geral um aluno no segundo ano do ensino médio já pode cursar sem problemas e ainda tem a chance de se formar já empregado.

As opções são muitas

Se a possibilidade de não ser demitido e de arranjar um emprego com facilidade já são atraentes então o número de cursos técnicos que existem são outro ponto positivo. É possível realizar um curso para atuar em praticamente qualquer área, desde indústria até maquiagem e beleza.
Também existem escolas técnicas espalhadas pelo Brasil, o Senai e o Senac, por exemplo, são especialistas em formação de técnico e possuem dezenas de unidades.

Como escolher um curso técnico?

Existem tantos, como posso escolher o melhor curso? Para quem já tem alguma formação, como uma graduação ou um curso livre, é uma boa ideia realizar um curso que a complete. Um profissional graduado em administração, por exemplo, pode fazer um técnico em relações humanas ou secretariado para se especializar.
Também é importante analisar as tendências de mercado, fazer um curso para áreas em decadência deixará o aluno sem emprego por causa da área e não porque o técnico foi ruim. O cenário econômico influencia bastante, na atualidade empresas do setor automobilístico, por exemplo, estão com problemas então devem ser evitadas. Já áreas de beleza e gastronomia tem apresentado bom crescimento e podem ter mais oportunidades.
Website: http://vagasabertas.org/